A Canon e a NT-Ware vão disponibilizar suporte para o software Universal Print, desenvolvido pela Microsoft.

Isso vai permitir beneficiar do suporte nativo que será integrado no firmware do imageRUNNER ADVANCE, bem como das capacidades adicionais que serão oferecidas quer pelo software gratuito uniFLOW Online Express e pelo pelo uniFLOW Online (opcional).

Canon adopta universal print driver

Concebido para oferecer uma experiência moderna de serviço de impressão no Microsoft 365 para empresas ou instituições de ensino de qualquer dimensão, o Universal Print transfere parte da infraestrutura essencial de impressão do Windows Server para o Microsoft 365 e oferece funcionalidades de gestão de impressão.

Como conveniência adicional, é utilizado um único driver genérico, independentemente do modelo da impressora, para que não seja necessária qualquer gestão ou configuração do mesmo.

O suporte nativo será incluído na versão 3.11 da plataforma Unified Firmware, cuja data de lançamento está prevista para setembro de 2020.

Isto permitirá aos utilizadores imprimir nestes modelos utilizando o Universal Print sem necessidade de servidores de impressão locais.

O uniFLOW Online Express, um serviço SaaS gratuito que também funciona no Microsoft Azure, poderá ampliar as capacidades do Universal Print para estes modelos, oferecendo autenticação de dispositivos, relatórios abrangentes de impressão/cópia/digitalização/fax, a funcionalidade “scan to myself” e Google Drive.

O suporte para o Universal Print será lançado com a próxima atualização do uniFLOW Online, que está apontada para outubro de 2020. As grandes organizações terão a oportunidade de experimentar a integração do uniFLOW Online com o Universal Print antes da data oficial de lançamento.