Melhorar a produtividade, ampliar a gama de aplicações e aumentar as margens de lucro foram as linhas orientadoras para o desenvolvimento da nova série Arizona 2300, para o mercado de gráficos de grande formato.

A série apresenta opções de tinta variável por canal (40, 60 e 80) e inclui três modelos GTF compactos (Arizona 2340 GTF, 2360 GTF, 2380 GTF), com uma área plana de 1.25m x 2.5m e três modelos XTF de grande dimensão (Arizona 2340 XTF, 2360 XTF, 2380 XTF) com uma área plana de 2.5m x 3.08m.

 Wouter Derichs, Sales & Marketing Director, Large Format Graphics da Canon Europe, comenta: Com a adição desta nova série de impressoras planas ao nosso portefólio, juntamente com as impressoras rolo a rolo Colorado UVgel, possuímos um leque de soluções de grande formato que se adapta a toda e qualquer necessidade dos clientes.”


Ready. Set. Flow

Arizona FLOW é uma técnica de sucção do fluxo de ar que combina um layout de mesa sem zonas com várias origens com pinos pneumáticos de registo, para fixar melhor o substrato na mesa. A fabricante garante que a produtividade aumenta em 20% em relação às gerações anteriores das Arizona, uma vez que o operador não necessita de tempo para preparar manualmente a mesa ou fixar os materiais, permitindo uma mudança mais rápida entre trabalhos.

Imprimir em cartão, madeira e vidro, ou até mesmo imprimir grandes imagens divididas entre múltiplos quadros de grande dimensão são vantagens que a nova técnica permite.

Para além disso, permite a impressão de ponta a ponta no substrato para beneficiar de menos, ou nenhum, desperdício.

Os pinos pneumáticos de registo permitem alinhar os materiais com a margem esquerda ou direita da mesa – ou até com ambas – e imprimir 2-up, 4-up e 6-up. Girar o substrato da frente para trás e da esquerda para a direita na mesa plana permite garantir o registo perfeito ao imprimir de ambos os lados, sendo ainda possível imprimir em substratos pré-cortados.

Aumentar a produtividade

A série promete uma produtividade de até 95m2/hora mantendo a qualidade de impressão. O sistema de manutenção automatizado reduz o tempo de inatividade ao recuperar a funcionalidade dos bicos injetores e segundos – mesmo para tinta branca, cuja manutenção é habitualmente difícil.

A série Arizona 2300 traz uma funcionalidade de arranque automático através do seu sistema de cura LED-UV, permitindo um prazo de execução mais rápidos nos trabalhos de última hora. O sistema de alinhamento de câmara de alta resolução permite um alinhamento rápido das cabeças de impressão e mapeamento da mesa plana.

Mais aplicações

A série Arizona traz o modo de impressão de alta tonalidade, compensação do posicionamento dos pixels e screening melhorado, cabeças de impressão VariaDot e pode ser equipada com um rolo adicional. Além disso, permite a adição de canais de tinta suplementares (entre quatro a seis e até oito canais) – incluindo o conjunto de tinta no branco mais brilhante e verniz brilhante transparente.

A Opção de Rolo Adicional permite explorar materiais em rolo, incluindo os finos e sensíveis ao calor, de até 220cm. Desta forma poderá alternar facilmente entre trabalhos com materiais rígidos e flexíveis sem qualquer preparação da máquina. Opcional é também um fluxo de trabalho totalmente robotizado, com carregamento e descarregamento automáticos dos painéis.

Dirk Brouns e Martijn van Hoorn Canon Production PrintingDirk Brouns e Martijn van Hoorn Canon Production Printing

Xpert e Touchstone

Com novas funcionalidades e “receitas” para melhorar ainda mais a produtividade, a aplicação de software é capaz de imprimir contornos inteligentes do material na mesa plana, permitindo o posicionamento de materiais pré-cortados sem necessidade de fixação. Essas marcas podem ser facilmente eliminadas no final do trabalho.

O Arizona Xpert 2.1 suporta “receitas” para fluxos de trabalho de impressão e corte através da integração com o software ProCut. A impressão frente e verso e multi painel é mais automatizado e há partilha de conteúdo para que seja possível que o designer veja um ficheiro 3D nas aplicações da Adobe Creative Suite®, reduzindo ao mínimo possível as probabilidades de existirem falhas no design.

O software para impressão texturizada, o Touchstone, permite criar aplicações como produtos de design de interiores – por exemplo, papel de parede e painéis de mobília – ou aplicações funcionais (como o braille).

Consumos

A série Arizona 2300 traz cura LED-UV para um consumo de energia reduzido em 40% em comparação com outras impressoras planas, graças à operação de arranque automático, à longevidade da vida das lâmpadas e à conectividade a uma rede elétrica comum. Oferece também um baixo consumo de tinta utilizando, em média, menos de 8ml/m2 de tinta, incluindo na manutenção.

Produzida na Alemanha, a série Arizona 2300 foi aprovada nos testes alemães de garantia de qualidade TÜV (Technischer Überwachungsverein) e DGUV (Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung). As tintas UV possuem certificação UL GREENGUARD Gold, pelo que as impressões são adequadas para utilização em escolas, hotéis e hospitais.

Para garantir que a sala de impressão cumpre os requisitos específicos de ventilação de ar, um sistema de filtragem de ar é opcional

Os clientes poderão ver a Arizona 2380 XTF com Opção de rolo adicional através de demonstrações online e ao vivo, a partir dos Customer Experience Centres da Canon na Austrália (Melbourne), Holanda (Venlo), Reino Unido (Birmingham), França (Paris) e EUA (Chicago).