fbpx

A Canon anunciou hoje novidades para o portefólio de máquinas fotográficas mirrorless, num evento mundial, que decorreu em streaming através do YouTube. A EOS R5 e a EOS R6, são as novidades que impressionaram os vários embaixadores da marca, que deram a cara para explicar de que forma o seu fluxo de trabalho melhorou.

O que trazem os novos corpos? Mais estabilidade, mais velocidade, e um desempenho de focagem superior, incluindo em condições desafiantes, como as da fotografia de ação e de vida animal.

Canon R5 R6

A EOS R5, de nível profissional, chega com 45 megapixels e até 20fps, com um sensor full frame a gravar internamente em RAW de 8K até 29.97fps, e em 4K até 120p.

A EOS R6, mais adequada para entusiastas e profissionais, que pretendam fazer a transição para mirrorless. Imagens de 20.1 megapixels a 20fps, vídeo 4K de até 60p e Full HD até 120p são as bandeiras.

Mais detalhe

O segredo está também na nova geração do sensor que, em conjunto com as objetivas RF, permite aos utilizadores captar mais detalhe com maior rapidez. A EOS R5 e EOS R6 podem gravar até 20fps1 com o obturador eletrónico, com exposição automática (AE) e focagem automática (AF), duas das características mais apreciadas por quem experimentou já os equipametos. O obturador com primeira cortina mecânica e eletrónica também oferece disparo contínuo de alta velocidade de até 12fps1.

Estabilização de Imagem Incorporada (In-Body Image Stabilization - IBIS) de 5 eixos é o segredo para conseguir captar imagens com exposições até 2 segundos, por exemplo, sem necessidade de utilizar um tripé. A tecnologia é combinada com o sistema IS das objetivas RF, para que cada uma traga à imagem captada o melhor das suas capacidades.

A solução foi concebida para que as objetivas e o sensor trabalhem no sentido de corrigir a orientação e a direção, sendo que o sensor corrige também os movimentos X-Y e de rotação. O sistema de estabilização consegue uma correção até 8 passos.

Mais luz no sensor e nitidez

O diâmetro da Baioneta RF garante que a luz continua a alcançar todo o sensor, até mesmo os cantos, apesar do movimento do sensor introduzido pela estabilização de imagem incorporada.

O diâmetro de 54mm permite que as objetivas RF sejam desenhadas com maiores círculos de imagem, facilitando um maior movimento do sistema IS do corpo, o que significa que algumas objetivas RF não-IS, como a RF 85mm F1.2L USM ou a RF 28-70mm F2L USM, também podem alcançar até 8 passos de estabilização de imagem.

Os utilizadores de objetivas EF vão conseguir um desempenho melhorado da IS, pois a IS incorporada funciona com as objetivas EF habilitadas para IS de forma a oferecer correção de rotação e X-Y. Mesmo as objetivas EF não-IS poderão beneficiar da correção de 5 eixos oferecida pela IS incorporada da EOS R5 e EOS R6.

A tecnologia do processador DIGIC X suporta o AF CMOS Dual Pixel II. O AF consegue focar em apenas 0,05 segundos, em níveis de iluminação tão reduzidos quanto -6EV5. Já a EOS R6 é a primeira EOS a oferecer um EV mínimo para AF de -6.5EV4,5. O AF é eficaz mesmo em condições de disparo com baixos níveis de iluminação ou contraste.

O sistema de focagem automática iTR AF X foi programado utilizando Inteligência Artificial com Deep Learning, enquanto o modo de deteção rosto/olhos garante que as pessoas fotografadas se mantêm nítidas, mesmo no caso de movimentos imprevistos com uma menor profundidade de campo. Ainda que a pessoa vire costas por um momento, a sua cabeça continua a ser acompanhada.

A deteção avançada, possibilitada por algoritmos de Deep Learning, reconhece rostos e olhos de humanos e agora inclui também gatos, cães e pássaros, tanto no modo de fotografia como de vídeo.

Canon R5 R6

Conexão inteligente

Com Bluetooth e Wi-Fi integrados, além de se conectarem rapidamente aos smartphones, as máquinas permitem a partilha de ficheiros a alta velocidade e a transferência FTP/FTPS. Uma função muito útil para que se armazenem de imediato as imagens captadas na plataforma Cloud image.canon, ou para integrá-las com os fluxos de trabalho do Google Photos ou da Adobe Creative Cloud,, graças ao trabalho conjunto de todas as marcas no avanço desta funcionalidade.

Três novos acessórios EOS

LP-E6NH

A Canon desenvolveu uma bateria mais duradora que é também compatível com as máquinas que utilizam as baterias LP-E6. O aumento de capacidade atinge os 14%.

Punho de bateria BG-R10H

O novo punho de bateria permite alimentar os corpos utilizando duas baterias (LP-E6/N/NH). O punho também oferece controlos duplicados para a gravação vertical facilitada.

 

WFT-R10H

Transmissor de Wi-Fi e antenas MIMO 2x2 para transmissão mais longa e de maior amplitude, compatível com a EOS R5.

O WFT-R10H também apresenta processamento de rede melhorado, permitindo SFTP através de Wi-Fi e incluindo velocidade gigabyte através da porta de Ethernet.

 

Novas objetivas e uma nova impressora

A Canon lança, hoje, quatro novas objetivas RF (RF 85mm F2 MACRO IS STM, RF 600mm F11 IS STM, RF 800mm F11 IS STM e RF 100-500mm F4.5-7.1L IS USM) e dois extensores (RF 1.4x e RF 2x).

Também é lançada hoje a imagePROGRAF PRO-300, uma impressora A3+ com as características de qualidade da série imagePROGRAF PRO, da qual falaremos em breve.

 

Características Principais:

EOS R5:

EOS R6:

Sensor full frame de 45 megapixels

Sensor full frame de 20.1 megapixels

Até 20fps/ 12fps

Até 20fps/ 12fps

IS incorporada até 8 passos

IS incorporada até 8 passos

AF CMOS Dual Pixel II

AF CMOS Dual Pixel II

Intervalo ISO de 100-51,200

Intervalo ISO 100-102,400

Vídeo 8K 30p de 12 bits (amplitude total)

Vídeo 4K 60p de 10 bits, Full HD 120fps

EVF com 5.76 milhões de pontos

EVF com 3.69 milhões de pontos

LCD de ângulo variável com 3.2” e 2.1 milhões de pontos

LCD de ângulo variável com 3” e 1.62 milhões de pontos

Slot duplo de cartões (1 CFexpress, 1 SD UHS II)

Slot duplo de cartões (2 SD UHS II)

Painel superior de visualização e multi-controlador AF

Multicontrolador AF

Wi-Fi 5Ghz incorporada com transmissor wirelesss opcional (WFT-R10)

Wi-Fi 2.4Ghz incorporada e FTP

Bluetooth

Bluetooth

Carregamento USB e alimentação via PD-E1

Carregamento USB e alimentação via PD-E1

Peso do corpo de apenas 650g (738g com bateria/cartão de memória)

Peso do corpo de apenas 598g (690g com bateria/cartão de memória)