Linde Safety  PilotO novo Linde Safety Pilot é um sistema que apoia o operador no manuseamento seguro dos empilhadores e que o ajuda a evitar situações perigosas, graças ao ecrã colocado no posto de condução. Desta forma, o risco de acidentes é reduzido ao mínimo e a segurança laboral aumenta.

Segundo as normas aplicáveis em matéria de prevenção de acidentes, os equipamentos devem ser utilizados de forma a manter a estabilidade em todos os momentos. Isto significa que é transferida para o operador a responsabilidade de não carregar mais peso do que o permitido; ter em conta o centro de gravidade da carga e não ultrapassar a altura máxima de elevação.

 

Com o Linde Safety Pilot, o condutor apenas tem que olhar para o ecrã, montado à altura dos seus olhos, para obter a solução para as três incógnitas acima mencionadas. O ecrã indica ao operador não só o peso da carga que se encontra em cima dos garfos mas também lhe permite visualizar o centro de gravidade da carga, assim como a altura de elevação, o ângulo de inclinação dos garfos e a altura máxima de elevação com carga.

No entanto, o Linde Safety Pilot não é unicamente um mero instrumento de visualização. Se o operador trabalha dentro de intervalos de valores críticos, ou se acontece um erro de manuseamento, o sistema avisa-o através de um sinal acústico e visual. Por outro lado, se o operador pretende depositar uma carga e se aproxima do limite de capacidade de carga, a velocidade de elevação é automaticamente reduzida.

Se o condutor continuar a elevar a carga e alcançar o limite de capacidade, então o veículo entra em modo de segurança, impedindo a execução de funções de elevação ou inclinação que possam comprometer a segurança. Do mesmo modo, a velocidade de translação é controlada em função do peso da carga transportada, da altura de elevação, do ângulo de inclinação e da distância ao centro de gravidade da carga. Por outras palavras, o empilhador vai reduzindo a velocidade de translação cada vez mais, se o operador continuar a elevar a carga durante a condução.

Numa primeira fase, o Linde Safety Pilot estará disponível para os empilhadores elétricos Linde E20 a E50 de 2.000 a 5.000kg de capacidade de carga. Ao longo deste ano, estará também disponível nos empilhadores elétricos Linde E16 a E20 de 1.600 a 2.000Kg de capacidade de carga.