fbpx

caixa cartao onduladoA autoridade da concorrência espanhola, a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC ) está a investigar possíveis práticas anti-competitivas na indústria de papel e cartão ondulado do país. Após uma segunda ronda de inspecções a várias empresas, em Novembro , a autoridade anunciou que mais três agentes do mercado estarão envolvidos no processo .

A CNMC abriu processos formais em Maio do ano passado contra a Associação Espanhola de Fabricantes de Embalagens de Cartão Ondulado ( AFCO) e vários fabricantes , entre eles a Europac, Cartonajes Santorromán , Rafael Hinojosa , Cartonajes Internacional, Lantero caixa, Smurfit Kappa España , SAICA , Embalajes Petit, Cartonajes Bernabeu , Cartonajes Vegabaja e Hispano Embalagem .

As autoridades referem que o possível comportamento anti competitivo pode envolver recomendações colectivas, a partilha e a fixação de preços e condições de comércio, bem como a alocação de clientes nas áreas de cartão ondulado.

De acordo com a CNMC , há informações que levam a causa provável de que a Cartonajes Petit, Cartonajes Izquierdo e Cartonajes de la Plana também estejam envolvidas nas práticas.