A Sun Chemical anunciou um aumento de preços em toda a sua gama de produtos com nitrocelulose na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
A decisão, justificada pelo aumento acentuado dos custos das matérias-primas, entra em vigor de forma imediata ou conforme previsto contratualmente.
A nitrocelulose é um componente essencial nas tintas de impressão à base de solventes e tem também aplicações noutras indústrias como a automóvel, cosmética, mobiliário e, em particular, na produção de explosivos e munições.
O reforço do setor da defesa em vários países, na sequência de conflitos geopolíticos recentes, provocou uma forte pressão sobre o mercado, afetando o equilíbrio da cadeia de abastecimento e elevando os preços.
“Estamos a enfrentar aumentos significativos nos custos das matérias-primas, o que obriga a rever os preços”, afirma Mehran Yazdani, presidente da área de Packaging and Advanced Materials da Sun Chemical. “O nosso principal objetivo é continuar a garantir aos nossos clientes o fornecimento das soluções e serviços de que necessitam.”
A empresa tem vindo a desenvolver programas internos de melhoria contínua para mitigar os efeitos da inflação industrial, mantendo um diálogo próximo com os seus fornecedores de forma a acompanhar de forma rigorosa a evolução da oferta e da procura.
Paralelamente, a empresa reforça que disponibiliza soluções alternativas sem nitrocelulose, incluindo tintas, vernizes e adesivos para laminação e impressão de superfície, compatíveis com flexografia e rotogravura, alinhadas com as metas de sustentabilidade e reciclagem.
A Sun Chemical irá comunicar os ajustes de preços específicos diretamente aos seus clientes.