A UPM Communication Papers planeia encerrar permanentemente a sua fábrica de papel de jornal Hürth e encerrar uma máquina de papel na Nordland Papier (PM 3) em Dörpen, ambas na Alemanha.
Se concretizadas, as medidas resultarão em reduções anuais de 330 000 toneladas de capacidade de papel de jornal e 280 000 toneladas de capacidade de papel no portfólio da UPM. A empresa justifica as medidas com a necessidade de alinhar a oferta com a procura.
Se os planos forem implementados, serão afetados 135 postos de trabalho em Hürth e 210 em Dörpen. Ambas as máquinas de papel afetadas pela medida planeada iriam parar a produção de papel gráfico até ao final de 2024. A produção das restantes máquinas de papel na Nordland Papier continuará como habitualmente.
"Nos últimos anos, já respondemos às sobrecapacidades nos mercados globais de papel com reduções seletivas de capacidade, sempre considerando a competitividade do nosso negócio. Os encerramentos planeados garantirão um uso eficiente e flexível dos nossos restantes ativos de papel e, portanto, permitirão que a UPM Communication Papers permaneça um parceiro fiável para os clientes, a longo prazo.
No entanto, estamos cientes de que o anúncio é uma notícia muito difícil para os nossos funcionários em Hürth e em Dörpen. Estamos empenhados em conduzir um diálogo justo com os representantes dos trabalhadores para procurar soluções responsáveis para a nossa força de trabalho", afirma Antti Jääskeläinen, Vice-Presidente Executivo da UPM Communication Papers.
A procura de papel gráfico continuou a diminuir, refletindo a tendência geral do consumo de papel impulsionada pela digitalização. O declínio da procura acentuou-se em 2023 e não se espera uma recuperação duradoura, resultando num excesso de capacidade significativo no mercado, diz a fabricante.
Estima-se que as ações previstas resultem numa poupança anual de custos fixos de 45 milhões de euros.