O Grupo Heinzel vai converter uma máquina de papel, na fábrica de Steyrermühl, na Áustria, para a produção de papéis kraft.

A Heinzel vai assumir a unidade de Steyrermühl da UPM a 1 de janeiro de 2024, depois de um acordo assinado em 2022, e entrará no mercado com uma nova gama de papéis kraft branqueados.

"Este é o primeiro passo no nosso plano para desenvolver a comunidade de Laakirchen com a fábrica Steyrermühl e a fábrica vizinha de Laakirchen num centro europeu de papéis de embalagem sustentáveis e produzidos com energia renovável", diz Sebastian Heinzel, CEO do Grupo Heinzel. "Os novos papéis complementarão a gama existente e permitirão oferecer produtos sustentáveis que substituam soluções de embalagens de base fóssil."

Sebastian HeinzelSebastian Heinzel, CEO do Grupo Heinzel

As autoridades competentes em matéria de concorrência já aprovaram a venda da fábrica Steyrermühl da UPM à Heinzel. A propriedade da máquina de papel em Steyrermühl foi transferida para o Grupo HEINZEL e o projeto de conversão foi iniciado.

A fabricante austríaca de equipamentos Andritz ganhou a encomenda para a reconstrução. Uma vez terminada a conversão, a máquina vai produzir até 150 000 toneladas de papéis kraft castanho e branco de baixa gramagem para serem comercializados sob a marca STARKRAFT. "Com este investimento, a STARKRAFT tornar-se-á a marca líder de papéis kraft branqueados e crus", afirma Werner Hartmann, COO da Zellstoff Pöls AG, onde o Grupo Heinzel já produz 200 000 toneladas de papéis kraft.

A fábrica de papel Steyrermühl, atualmente ainda propriedade da UPM, tem uma longa história de produção de produtos de papel gráfico de alta qualidade. A conversão da máquina permitirá que a fábrica entre no mercado de papéis para embalagens.

As novas classes de papel produzidas serão usadas na produção de sacos, bolsas e outros produtos de embalagem flexível. No local, a UPM opera ainda uma máquina de papel para a produção de papel de jornal, uma serração e uma fábrica de incineração de resíduos em copropriedade com a Laakirchen Papier da Heinzel. A UPM planeia continuar as operações como estão até o final de 2023, quando a produção de papéis gráficos em Steyrermühl será interrompida.