A Nippon Paper Industries vai criar uma subsidiária na Hungria para a comercialização de CMC (Carboximetilcelulose), que é um dos materiais utilizados para a bateria de iões de lítio (LiB) em veículos elétricos (EV).

O CMC é um polímero aniónico, solúvel em água, derivado da celulose que apresenta propriedades únicas como excelente espessamento, absorção de água e retenção de água e também é amigo do ambiente. Devido às suas propriedades, o CMC tem sido amplamente utilizado como aditivo em alimentos e cosméticos, como pasta de dentes, bem como em aplicações industriais como o fabrico de papel.

O SUNROSE MAC® CMC para a LiB que a empresa desenvolveu é utilizado como um aditivo de alto desempenho no processo de revestimento de ânodos LiB (grafite), e a procura tem crescido significativamente nos últimos anos. O SUNROSE MAC® permite a formação de uma superfície de revestimento uniforme que contribui para o desempenho da segurança da LiB, e que a propriedade é altamente valorizada pelos fabricantes de LiBs para aplicações automóveis EV, aplicações em tecnologias de consumo como smartphones e computadores, e em aplicações de armazenamento de energia renovável.