A Crown Van Gelder, com sede nos Países Baixos, foi declarada em falência. A empresa fabrica artigos especializados para aplicações gráficas e de embalagem.

CrownVanGelder

"Em 1986 saiu a primeira bobine de papel da máquina em Velsen. A inovação sempre esteve no coração da nossa fábrica de papel. Estou muito orgulhoso dos nossos colaboradores por procurarem sempre por inovação e oportunidades. A Crown Val Gelder mudou o mundo do papel com o nosso papel inkjet CrownLetsgo e com o papel de beterraba Crown Native. É doloroso ver a nossa bonita e independente fábrica de papel confrontada com esta situação", diz Miklas Dronkers, CEO da Crown Van Gelder.

De acordo com o comunicado de imprensa, apesar do resultado operacional positivo para o exercício de 2022 e dos esforços persistentes, a Crown Van Gelder não conseguiu resolver um défice de liquidez causado principalmente pelo aumento dos custos (especialmente da energia e das matérias-primas) e por uma queda súbita das encomendas. Além disso, a empresa está incerta sobre a evolução do mercado num futuro próximo. O conselho de administração e os administradores de falência estão em deliberação com várias partes interessadas no que diz respeito à eventual continuação das atividades.

A Crown Van Gelder produz cerca de 160 000 toneladas de papel em duas máquinas e tem cerca de 250 colaboradores.