A Stora Enso concluiu a alienação da sua fábrica de papel Nymölla, na Suécia, e todos os ativos relacionados, após um acordo com a Sylvamo, um produtor de papel não revestido com sede nos EUA.

A alienação, anunciada em 15 de setembro de 2022, foi agora concluída após aprovações regulamentares. O valor da operação é de aproximadamente 150 milhões de euros.

Nymolla

A fábrica tem uma capacidade de produção de 485 000 toneladas métricas de papéis de escritório de pasta química, com a Multicopy como a marca principal. Com base nos dados de 2021, o desinvestimento deverá reduzir as vendas anuais da Stora Enso em cerca de 290 milhões de euros.

A transação faz parte do plano anunciado anteriormente para alienar quatro das cinco fábricas de produção de papel da Stora Enso. Em consonância com a sua estratégia, o foco está no potencial de crescimento a longo prazo dos seus produtos renováveis em embalagens, soluções de construção e inovações em biomateriais.

O processo de desinvestimento continua para as restantes fábricas de papel, em Hylte e Anjala, sem uma linha temporal para a conclusão. O processo não tem qualquer efeito imediato nas operações de papel da Stora Enso, que continuam a servir os seus respetivos clientes.

A Sylvamo é uma empresa fornecedora de papel com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Sediada em Memphis, no Tennessee, emprega mais de 7500 pessoas.