Materia Viva Metamorphosis é o mais recente lançamento da Fedrigoni, que está a apostar em posicionar-se como a alternativa aos materiais de plástico, devido às características técnicas dos seus papéis.
Papel monomaterial, 100% reciclável que evite a laminação e limite o uso de tintas poluentes e acabamentos não ecológicos, adequado para cartões de fidelização, embalagem para barras de sabão ou outros produtos que podem ser danificados por bolor, embalagens com transparências, embalagens para líquidos de dose única nas áreas alimentar ou cosmética, menus de restaurantes, impressão fotográfica, sacos de compras à prova de água, ou artigos para o e-commerce de luxo são apenas algumas das aplicações finais a que a gama se propõe.
"A inovação introduzida pela Metamorphosis, inspirada nos princípios da economia circular", explica Micaela Di Trana, VP de Marketing & I&D da Fedrigoni Paper, "é um exemplo concreto da abordagem 'Making Progress' do Grupo Fedrigoni às questões de sustentabilidade, que no contexto do desenvolvimento de novos produtos impulsiona soluções cada vez mais de vanguarda, capazes de combinar desempenho, estética e cuidado com o meio ambiente. Realizamos pesquisas e desenvolvemos soluções há mais de 20 anos para reduzir o impacto ambiental da nossa cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, elevar a criatividade de marcas, designers, gráficas e conversores, bem como estudantes e jovens profissionais. O nosso objetivo é apoiar os clientes que decidiram seguir o caminho do desenvolvimento sustentável para os seus produtos, incluindo embalagens. A substituição do plástico por papel é possível em muitas aplicações, e também é esteticamente agradável".
Os papéis de Materia Viva Metamorphosis podem ser à prova de riscos, à prova de gordura, à prova de manchas, resistentes ao bolor, resistentes à água, resistentes à água, translúcidos, metálicos, rígidos, elásticos e resistentes ao impacto, resistentes a rasgos, dobragem, calor e luz, sem a ajuda de plástico ou outras substâncias poluentes. Isto torna os produtos finais recicláveis, diz a marca.
A marca Éclose
Além do lançamento da gama Materia Viva Metamorphosis, a Fedrigoni está a lançar a marca Éclose, que vai oferecer produtos termoformados com base de pasta de celulose, substituindo plásticos.
Neste momento, a linha compreende embalagens interiores para cosméticos ou embalagens de perfumes, mas o material - fruto da tecnologia proprietária e soluções certificadas - estará em breve disponível para embalagens exteriores como caixas de óculos.
O nome Éclose também se refere ao conceito de metamorfose, derivando da eclosão da crisálida que liberta a borboleta. Além de ser uma marca, a Éclose é uma jovem start-up italiana, estabelecida através de um acordo entre a Tecnoform, uma empresa sediada em Parma especializada no fabrico de tabuleiros, unidades de exposição e elementos internos para embalagem, e a Fedrigoni (que detém uma quota de 70%).