A Mutoh Europe lançou um conjunto de tintas CMYK para Sign & Display, a série MS51, que não requerem pictogramas de saúde e segurança e também são livres de gBL.

Disponíveis em embalagens de litros e desenvolvidas especificamente para a nova tecnologia de cabeça de impressão AccuFine piezo drop-on-demand da Mutoh, integrada na linha de impressoras XpertJet Pro, as novas tintas são ideais para aplicações de sinalização externa e interna de longo prazo.

MS51 sem gbl

“Estamos orgulhosos em lançar esta tinta inovadora para profissionais de impressão comercial e de sinalização. A nova série de tintas MS51 é a cereja do bolo para os nossos modelos de impressoras da série XpertJet SR Pro de alta qualidade que lançamos em janeiro de 2022”, diz Mitsuo Takatsu, diretor administrativo da Mutoh Europe. “As tintas estarão inicialmente disponíveis para a  XpertJet 1641SR Pro da Mutoh, com mais modelos no final deste ano”, conclui Takatsu.

Stephan Heintjens, Product Marketing & Product Application Manager da Mutoh Europe diz: “Com as nossas tintas MS51, cumprimos definitivamente os requisitos dos profissionais no que diz respeito a aplicações de sinalização exterior e interior: ampla compatibilidade de suportes incluindo substratos sensíveis ao calor, gama de cores superior, cores vibrantes, preservação de brilho incomparável, 3 anos de durabilidade UV ao ar livre, baixo odor, excelente resistência à abrasão e química.”

A gBL (gama-butirolactona) tem excelentes propriedades de solubilidade/estabilização. O ingrediente está a ser questionado pelas autoridades reguladoras. Como produto puro, pode ser usado como base para a produção de drogas recreativas, melhoria do desempenho atlético, entre outras e as tintas digitais que têm quantidades substanciais de gBL também estão a ser analisadas.

Para aplicações onde o stress mecânico ou impacto ambiental está envolvido (piso, veículo ou gráficos marítimos), a laminação é necessária, contudo, graças ao comportamento de secagem rápida, o tempo antes da laminação será substancialmente menor, diz a fabricante.

As novas tintas CMYK da série MS51 da Mutoh serão comercializadas exclusivamente pela Mutoh Europe na zona EMEA, através de sua rede de distribuidores certificados.