A Lessebo Paper, com fábrica na Suécia, anunciou uma paragem de produção a partir de 31 de agosto, sendo que a retoma das operações vai depender do evoluir da situação energética.
“O custo da eletricidade para a Lessebo Paper aumentou de 3 milhões para 19 milhões de euros por ano. O aumento drástico do preço da eletricidade está a obrigar a Lessebo Paper a suspender a produção a partir de hoje, quarta-feira, 31 de agosto. Daí, será tomada uma decisão de produção diariamente, dependendo do preço da eletricidade”, confirmou a empresa.
"Desde o outono de 2021, o preço da eletricidade aumentou gradualmente, e não vemos os aumentos de preços a diminuir, antes pelo contrário. Historicamente, o período de inverno implica geralmente preços elevados da eletricidade e o facto de já termos preços recorde de eletricidade em agosto é uma preocupação", diz Jens Olson, CEO da Lessebo Paper.
O preço da eletricidade no sul da Suécia aumentou significativamente nos últimos meses. A 31 de agosto, o preço da eletricidade está a um nível de 518,73 euros por MWh, resultando num custo diário de eletricidade superior a 58 000 euros para a Lessebo Paper.