A The Navigator Company decidiu suspender a comercialização dos seus produtos no mercado russo e bielorrusso, na sequência da invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

A medida vai prolongar-se por tempo indeterminado, avançou a fabricante.

Navigator Papel UWF

“A Navigator demonstra o seu total repúdio pelo atual conflito militar apoiando as sanções económicas que têm vindo a ser aplicadas desde o início da invasão da Ucrânia. Esta guerra já resultou em elevadas perdas humanas e materiais e obrigou a deslocações em massa de refugiados. Trata-se de uma situação dramática que nenhum europeu pensou voltar a viver e que deixará certamente marcas profundas durante muitos anos”, refere a empresa em comunicado.  

A Navigator ainda não consegue estimar o verdadeiro impacto do conflito na sua atividade, embora a exposição direta aos mercados da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia represente menos de 1% da sua faturação.

Já no que respeita aos aumentos dos custos de energia e, direta e indiretamente, dos custos de logística e de várias commodities, a Navigator refere que terão um forte impacto em toda a indústria no espaço europeu e na recuperação do crescimento económico.

Recorde-se que a Navigator exporta os seus produtos para 130 países.