A Ricoh lançou a sua primeira tinta de base vegetal para a impressão gráfica e de embalagem. A tinta é um derivado da tinta à base de óleo criada para o setor de impressão de decoração, como parte da colaboração de Ricoh com o fabricante alemão de equipamentos, Olbrich.

Por ser uma tinta de base vegetal consegue uma secagem rápida, uma vez que não é necessário calor para fixar ou secar a tinta. O óleo penetra nos substratos porosos deixando o pigmento perto da superfície. Isto reduz o consumo de energia e elimina a necessidade de todo o sistema de secagem.

Ricoh tinta vegetal

Além disso, por não ter odor tem uma melhor compatibilidade alimentar, uma vez que não são utilizados monómeros, sendo ainda biodegradável e suporta os processos de destintagem. Como não é à base de água, não são necessários biocidas para manter a tinta utilizável.

As cabeças de impressão são mais fáceis de limpar e menos propensas a entupir, uma vez que o "tempo aberto" é muito mais longo. Isto ajuda a melhorar a fiabilidade do jato, o desempenho e a vida de cabeça de impressão, diz a fabricante. Soma-se a isso um menor consumo de tinta, uma vez que a mesma densidade ótica é alcançável com menos 50% de material.

Graham Kennedy, Diretor de Impressão Industrial, Comunicações Gráficas, Ricoh Europe, afirma: "As marcas e os fabricantes de máquinas estão cada vez mais focados em reduzir o impacto ambiental e em aplicar práticas sustentáveis sempre que possível. Com a nossa nova tinta à base de plantas podem introduzir mudanças positivas que fazem uma grande diferença sem afetar os resultados impressos de alta qualidade."

A tinta está agora disponível em toda a região EMEA.