Paper from our ECHOSYSTEM é o nome atribuído à coleção de gamas com valor ecológico da Favini. Desde o início dos anos 90, os laboratórios da papeleira têm aplicado os princípios da economia circular à produção de papel, especializando-se em eco inovação.

logo Paperfromourechosystem

O papel da gama ECHOSYSTEM é a garantia de que o papel tem pelo menos 40% de fibras recicladas pós-consumo ou com certificação FSC, que tem reutilização criativa (upcycling) ou fibras alternativas à madeira, que há utilização de energias renováveis na produção e que há compensação de emissões de CO2.

Paper from our ECHOSYSTEM inclui o Alga Carta, o precursor das gamas de papel criadas a partir do conceito de economia circular, e que passa para a Crush, Remake e Refit. Compreende ainda a gama Tree Free, com 75% de fibras de bambu e 25% de algodão, assim como a Shiro Echo, com fibras 100% recicladas. A Favini lançou também recentemente o Crush Cocoa, com 15% resíduos de cascas de cacau provenientes da produção de chocolate.

Crush Favini© Favini

Para o nome, a Favini inspirou-se no termo “ecologia”, que representa um conjunto de elementos que criam um equilíbrio dinâmico na evolução dentro de um ambiente. O prefixo ECHO, ou eco, em português, é uma analogia ao regresso de um som, simbolizando a economia circular, que que os resíduos regressam à cadeia de criação de valor.

Segundo a Favini, um projeto gráfico ecológico deve ser desenvolvido de acordo com algumas regras básicas: as matérias-primas devem respeitar o ambiente, o design deve funcional e esteticamente apelativo, assim como reduzir os resíduos de forma engenhosa e, por último, deve ser reutilizável ou reciclável.