O fabricante alemão de papel Hahnemühle desenvolveu um papel híbrido feito a partir de fibras de cânhamo, o Hemp.

O papel não revestido é especialmente concebido para a produção em jato de tinta de alta velocidade, offset analógico e outros sistemas de impressão digital.

"É o primeiro papel feito a partir de fibras sustentáveis de cânhamo cultivadas na Europa para produtos de impressão amigos do ambiente. Cativa com a autenticidade e a háptica de um papel feito a partir de fibras sustentáveis de cânhamo. O Hahnemühle Hemp apresenta resultados excelentes em impressão de texto, fotos e imagens para autores, agências, fornecedores de impressão e editores", diz Heidemarie Hinger, Product and Business Development Manager da Hahnemühle.

H for Hemp Hahnemuhle

O papel foi desenvolvido exclusivamente para impressão do livro "H is for HEMP", uma inovadora enciclopédia de cânhamo da autoria de Maren Krings. "Com a minha documentação fotográfica mundial e pesquisa sobre cânhamo, quero incentivar as pessoas a deixarem a sua zona de conforto e a envolverem-se na resolução proativa de problemas da nossa crise socio ecológica. Encontrar um papel de cânhamo para imprimir o meu livro fazia parte do meu compromisso de tornar o meu próprio trabalho mais sustentável e usar o cânhamo sempre que possível. O papel de cânhamo de Hahnemühle excedeu as minhas expectativas, oferecendo uma bela experiência táctil e sensorial e dando ao livro um visual fresco e completamente novo", diz a fotógrafa e contadora de histórias de impacto climático Maren Krings.

O papel de cânhamo é produzido com água de nascente pura que a Hahnemühle está a usar desde os dias de fundação na única unidade de produção da empresa numa reserva natural. A água é libertada para o rio próximo após um ciclo fechado – livre de agentes químicos de limpeza, biocidas ou conservantes. A energia utilizada para a produção provém exclusivamente de fontes 100% renováveis.

O papel de impressão digital Hahnemühle Hemp apresenta uma estrutura dada por feltro de lã diretamente no processo de produção, é livre de ácido, portanto resistente ao envelhecimento e vegan. Está disponível em duas gramagens como capa e papel de miolo em 280 g/m2 e 80 g/m2, respetivamente.