A MGI Digital Technology anunciou as capacidades de destintagem e a reciclabilidade dos consumíveis como vernizes UV e película de alumínio. O anúncio chega numa altura em que são impostas novas exigências a todas as marcas, devido aos consumidores que estão cada vez mais empenhados em proteger o planeta e a economia circular.

O verniz UV EcoVarnish e o foil para estampagem e quente, GREEN FOIL, cumprem os padrões ambientais, são totalmente recicláveis nos canais de recolha, triagem e reciclagem, diz a fabricante.

MGI consumables

Edmond Abergel, presidente da MGI Digital Technology, comenta:  "Como inventor do embelezamento digital há cerca de 15 anos, sempre tivemos uma relação próxima com as marcas, permitindo-lhes valorizar e distinguir os seus produtos no ponto de venda, dia após dia.  Esta estreita relação fez-nos conhecer muito cedo os seus requisitos em termos de reciclagem das suas embalagens e do facto de os nossos consumíveis terem de ser integrados nos atuais canais de reciclagem. A obtenção de certificações Ingede 11 para o nosso verniz UV e consumíveis de estampagem, garante-lhes esta perfeita reciclagem".

Desejando ir mais longe na política de economia circular, a MGI Digital Technology criou um sistema de recolha e valorização de materiais para a estampagem, de resíduos de folha de alumínio, gerados pelos seus clientes. Resíduos que há muito eram considerados como resíduos finais, passam a ser uma matéria-prima, como explica Nicolas Venance, diretor de marketing: "Como um grande player no mercado de estampagem através da nossa tecnologia iFOIL, esta observação levou-nos a desenvolver a nossa gama de folhas quentes, a gama GREEN FOIL, e a apoiá-la com um canal de reciclagem de materiais".

A gama GREEN FOIL da MGI já está disponível e inclui 11 referências mate e brilhantes. A MGI recolhe os resíduos intermédios dos seus clientes de impressão, destinta-os de acordo com o seu próprio processo, esmaga a película PET que depois é revendida como matéria-prima para a indústria dos plásticos.