fbpx

A fim de acelerar o crescimento do negócio global de jato de tinta, a FUJIFILM Imaging Colorants, baseada em Newcastle, Delaware, E.U.A., (FFIC), subsidiária norte-americana da FUJIFILM Corporation vai construir uma nova fábrica de produção para dispersões de pigmentos para tintas  inkjet de pigmento à base de água.

A construção terá início em abril de 2021 e deverá estar concluída em 2022. O investimento para esta construção é de aproximadamente 19 milhões de dólares, ou seja aproximadamente 16 milhões de euros.

Ao adicionar a nova fábrica de dispersão de pigmentos (o principal corante em tintas de jato de tinta de pigmento à base de água), será capaz de produzir tintas de jato de tinta pigmento consistentes, construídas com a própria tecnologia de dispersão nuclear da FUJIFILM.

A fim de produzir tintas de jato de tinta de pigmento à base de água de alta qualidade, a tecnologia que produz uma dispersão estável de pigmento na tinta é fundamental. O tamanho das partículas de pigmento a tinta é de cerca de 100 nm e, numa tinta instável, várias partículas de pigmento agregariam e afundariam, resultando em bloqueios de nozzles durante a impressão. Para evitar isto, as partículas de pigmento na tinta devem estar numa dispersão uniforme e estável. As formulações de tinta também contêm co-solventes e outros materiais funcionais para dar à tinta as propriedades desejadas. Por conseguinte, é essencial que a estabilidade da dispersão seja mantida e não comprometida pela presença destes materiais.

Pigment particles

As dispersões de pigmentos da FUJIFILM baseiam-se na sua tecnologia "RxD (Dispersante Reativo)", que cruza os dispersantes de polímeros adsortes nas partículas de pigmento. O dispersante impede a desorção do pigmento, criando uma dispersão muito estável. Esta tecnologia torna as dispersões RxD adequadas para múltiplas aplicações, pois permitem o design de formulações de tinta estáveis que satisfazem os requisitos de desempenho.

A FUJIFILM utiliza dispersões RxD não só para as suas próprias tintas, mas também fornece a fabricantes de tinta em todo o mundo, sendo utilizadas em muitas tintas à base de água.

Atualmente, o desenvolvimento e fabrico de dispersões de pigmentos utilizando a tecnologia RxD está limitado à FUJIFILM Imaging Colorants Ltd, na Escócia. Com a nova fábrica, a FUJIFILM continuará a assegurar a qualidade e a reforçar a capacidade de abastecimento global.