fbpx

A Zeller+Gmelin expandiu a gama de tintas de impressão para o mercado LED UV. A Uvalux® LED U540 destina-se à impressão em papel e cartão, para trabalhos comerciais, mailings, formulários, assim como para etiquetas e embalagem de segmento não-alimentar.

As lâmpadas LED emitem apenas a um intervalo específico de comprimento de onda, ao qual a formulação das tintas de impressão deve ser ajustada em conformidade. As duas séries de tinta mencionadas são concebidas para aplicações LED com comprimentos de onda particularmente comuns de 385 nm e 395 nm.

zeller gmelin uvalux LED commercial offsetfarbe

A tecnologia LED, ao trabalhar numa gama específica de comprimento de onda, cria vantagens económicas e ecológicas e conseguem desempenhos de cura comparáveis aos sistemas UV convencionais. Uma vez que a série de tintas LED ® UVALUX tem uma elevada reatividade, uma unidade LED é suficiente para uma cura segura e rápida. Posteriormente, é possível um processamento imediato.

A tecnologia LED UV oferece uma gama de vantagens. Isto inclui o baixo consumo de energia, bem como a longa vida útil das lâmpadas LED, sem perdas significativas de energia. Uma vez que a monitorização da lâmpada também já não é necessária, assim como a limpeza dos refletores, os intervalos de manutenção são automaticamente alargados. Os sistemas LED não necessitam de uma fase de aquecimento e estão prontos a ser utilizados imediatamente após terem sido ligados. Assim, é possível que os processos possam ser cronometrados. As unidades LED também são concebidas para serem parcialmente comutadas quando certas áreas não são necessárias.

Ao imprimir com tecnologia LED UV, há também muito menos entrada de calor no substrato, para que os substratos sensíveis à temperatura também possam ser processados. Além disso, as vantagens ecológicas incluem o facto de as unidades LED serem tecnologia sem mercúrio, e a sua utilização não causa a formação de ozono na máquina. Isto evita a instalação de um sistema de extração correspondente.

Para o setor alimentar, a especialista em tinta com cura por radiação tem a série Uvalux® FCM LED U581, como produto de baixa migração.

Uma questão cada vez mais importante, quando falamos de tinta, é a capacidade de destintagem no processo de reciclagem. A Zeller+Gmelin pediu testes ao Grupo Internacional de Investigação Independente sobre Tecnologia de Destintagem (INGEDE). Neste contexto, os testes de acordo com o método INGEDE 11 confirmaram a remoção da tinta em substratos de papel revestidos. Outros substratos estão atualmente a ser testados.