A proteção da saúde, durante a pandemia do novo coronavírus, tem levado à procura de soluções diferentes para os produtos impressos.

A Agfa produz um papel de especialidade, o SYNAPS, que se configura como uma escolha adequada para materiais que necessitam ser manipulados com frequência, já que permite, por exemplo, a lavagem com água e sabão sem comprometer a impressão.

Agfa Synaps

O SYNAPS OM tem um revestimento duplo para impressão em diversas técnicas e permite a utilização de tintas padrão, ao contrário de outros sintéticos que requerem tintas oxidativas. A sua formulação de revestimento promete uma secagem extremamente rápida da tinta permitindo um menor tempo para levar os trabalhos da impressão ao acabamento, por exemplo.

Durável sem laminação, é um substrato resistente à água, luz UV e rasgos, adequado para impressão em offset, flexo, inkjet UV, gravura e Electro-Ink nas HP Indigo, sem necessidade de primário. É possível ainda escrever nele com esferográfica, marcador e lápis.

O SYNAPS OM90F foi desenvolvido para satisfazer os requisitos de aplicações com dobras, como secções de livros e mapas. Tem baixa espessura e densidade para limitar o volume e o peso do produto acabado.

Outro produto da gama é o SYNAPS XM, que significa Xerographic Matt. É um papel sintético de poliéster opaco branco que é resistente à água e rasgos, sem laminação. Permite a impressão xerográfica dupla face, também referida como toner seco ou impressão a laser. O núcleo de poliéster bi-axialmente estendido garante a estabilidade dimensional mesmo sob altas temperaturas de fusão de toner.

O revestimento antistático proporciona uma forte adesão do toner e permite o transporte suave de folhas durante o processo de impressão. A versatilidade do SYNAPS XM é ilustrada pelo facto de poder ser pré-impresso em compensação permitindo a personalização subsequente através de uma impressora digital. Está também certificado para a produção na Kodak Nexpress.

O SYNAPS PS, ou seja, Pressure Sensitive, é a versão autoadesiva do SYNAPS OM135 e herda as funcionalidades e benefícios do SYNAPS OM. A resistência ao rasgo do núcleo de poliéster permite a eventual remoção da folha numa peça em vez de rasgar em pequenas lascas, como é o caso de outros meios sintéticos sensíveis à pressão.

O SYNAPS PS está disponível em dois graus de força de aderência: AP (adesivo permanente) e AR (adesivo reposicionável).

As aplicações incluem sinalização de POS interior e exterior, autocolantes e etiquetas em diversos ambientes.

Em Portugal, a Agfa é representada pela Anasiscor e pela Anassisgraf.