Devido à queda significativa de encomendas das últimas semanas, a The Navigator Company decidiu reduzir a produção de papel de impressão e escrita não revestido (UWF) em 15%. Apesar disso, refere que a medida não vai afetar o rendimento dos colaboradores.

A procura manteve-se estável no início do ano, e no fim do ano passado houve até um nível muito elevado de encomendas de papel. Segundo a Navigator, a meados de março a carteira de encomendas representou o segundo valor mais alto da sua história.

Papel Navigator

Após o início do estado de emergência, nos principais países em que opera, a empresa verificou uma redução significativa de atividade económica com impacto direto na atividade dos clientes e no consumo global de papel.

A medida, inédita na história da empresa, entra em vigor a 22 de abril por um período por agora estimado de 30 dias. O objetivo é equilibrar a oferta e procura, evitando a acumulação de stocks na cadeia de abastecimento. Consequentemente, ao longo das próximas semanas, poderá ir ajustando a actual redução de capacidade.

“Apesar da evolução do consumo de UWF ter demonstrado no passado uma grande resiliência face à evolução de consumo de outros tipos de papel de impressão e escrita, estamos neste momento a operar em circunstâncias excecionais, e estas medidas, também elas excecionais, afiguram-se necessárias para que o Grupo consiga reagir de forma dinâmica às alterações significativas que ocorrem diariamente no mercado. A Navigator continua, como sempre, a trabalhar afincadamente para capturar todas as oportunidades de negócio que permitam reduzir os tempos de paragem”, refere a companhia.

A produção integrada de pasta será ajustada de acordo com as necessidades de produção das máquinas de papel em laboração. A redução da produção de papel UWF não afecta a laboração na fábrica de Aveiro, que continua a operar dentro da normalidade, quer na produção de pasta de celulose para mercado, quer na produção de tissue, estando a fábrica de tissue de Vila Velha de Ródão a operar igualmente como previsto.

A Navigator irá mitigar a expectável quebra de rendimentos proveniente da redução do seu volume de negócios com a implementação de diversas medidas de redução de custos e uma revisão significativa do seu plano de investimentos para 2020.

A empresa dispõe atualmente de uma situação de liquidez confortável, em resultado de um aumento significativo das suas disponibilidades de curto prazo e de uma gestão criteriosa de fundo de maneio, nomeadamente, mas não exclusivamente, controlando os stocks de papel e de matérias-primas e subsidiárias.

Plano de Contingência

A Navigator tem acompanhado a evolução desta situação pública de emergência sanitária, e implementou, no final de fevereiro, um plano de contingência que tem por base as indicações da Direção-Geral de Saúde.

Na empresa foi criado um gabinete responsável por gerir e acompanhar a evolução da propagação do Covid-19, com reporte directo e reuniões regulares com a Comissão Executiva do Grupo.

O grupo implementou, junto dos colaboradores e entidades com as quais se relaciona, um conjunto de medidas e instruções de prevenção e de forte contenção, para permitir que as operações decorram com normalidade e sem disrupção no serviço aos clientes.