A Brigal e a HP cumpriram mais uma jornada do campeonato da drupa, desta vez no Estádio da Luz, em Lisboa, onde as soluções para a área industrial entraram em campo.
O evento de Lisboa, antecede outro no Porto, a 24 de abril, no AC Hotel by Marriott Porto, e fazem parte de um conjunto de 35 eventos, realizados em 14 países, em cerca de um mês.
Julio Garcia Castro, Diretor-Geral da Brigal, Pedro Antunes, Business Manager da HP, e Uxía Garcia, Diretora de Marketing da Brigal, deram as boas-vindas às empresas gráficas portuguesas que participaram no evento. A Brigal, parceira da HP desde 2003, vai ter, pela primeira vez, um stand próprio na druga (Hall 3/E74), onde mostrará os avanços na produção de tintas, vernizes e outros consumíveis de produção própria. Além disso, também receberá os clientes com a HP. Martina Corradi, Industrial Printing Marketing Manager para as regiões de Itália e Iberia, revelou que a fabricante irá, à semelhança de outros anos, ocupar todo o Hall 17.
Santiago Franco, HP Indigo e PWP Iberia Business Manager, falou sobre o compromisso da HP em dar resposta à incerteza do mundo moderno, - com cicatrizes deixadas pela pandemia, a viver sob o jugo da inflação, da emergência climática e das tensões de Leste e do Médio Oriente - através da tecnologia que produz e disponibiliza. Ser parte da solução, o que passa pela revisão da própria cadeia de produção e fornecimento, é a promessa. Santiago Franco diz: «Os clientes querem máquinas produtivas, com menos tempo de downtime, com menos custos de manutenção. Nem sempre procuram mais velocidade».
Há propostas para várias necessidades – o que significa novos modelos HP Indigo e Pagewide para conhecer - e é precisamente isso que será possível explorar em Düsseldorf, de 28 de maio a 7 de junho, durante a drupa, mas que também daremos a conhecer, com mais detalhe, nos próximos dias.
A HP Indigo 120 K dará resposta às necessidades de alta produção, sendo a solução que se posiciona para a migração de trabalhos do offset para o digital. A HP Indigo 18K, com uma produtividade de 4600 folhas B2/hora e 7 cores, significa versatilidade, já que aceita substratos com até 600 microns de espessura, incluindo em modo duplex. A HP 7K Secure Digital Press destina-se aos trabalhos que exigem uma maior preocupação com a segurança e a HP Indigo 35K HD quer dar resposta às necessidades do mercado de embalagem dobrável.
Para o segmento de alta produção, 15 anos depois da chegada do primeiro modelo ao mercado, iremos conhecer a HP PageWide Advantage 2200 com o HP PageWide Plus, que oferece novas capacidades para maior produtividade, eficiência e automação, alargando o suporte para substratos de maior gramagem com a opção Heavy Media, e a solução MICR (Magnetic Ink Character Recognition).
Stephanie Olombel, consultora técnica para a Ibéria e Itália, abordou o potencial da HP Indigo V12, dedicada aos desafios de produção de etiquetas. A HP já conta com mais de 350 equipamentos de produção em todo o mundo e a V12, com base na tecnologia LEPx, com 6 motores de imagem, cada qual com duas fontes de tinta, a produzir cerca de 130 mil metros lineares por dia é mais uma das propostas para este segmento.
Fernando Gordillo, EMEA Sustainability Lead GCP & L&P, tocou os temas da sustentabilidade, revelando de que formas a HP está a reduzir o impacto operacional, através da utilização de energia renovável, da reciclagem e dos programas de recondicionamento de equipamentos. Fernando refere que a longevidade das máquinas é o que pretendem, para rentabilizar os investimentos dos clientes. Contudo, ao chegar ao fim de vida útil, é preciso cuidar da reintrodução dos materiais no circuito económico. A fabricante está também a avançar em outras vertentes, de modo a garantir que os materiais impressos também podem ser facilmente destintados ou recicláveis, colaborando com diversas entidades independentes para o conseguir.
Antes do almoço e de uma visita ao Museu do Benfica, os empresários gráficos ouviram ainda Pedro Oliveira, da Frederico Miranda & Associados, empresa que tem dado apoio aos clientes da Brigal em relação aos fundos de investimento, para conhecer as linhas de apoio cujas candidaturas estão a decorrer no momento.