A Kongsberg Precision Cutting Systems relatou que 2022, o seu segundo ano como empresa independente, foi um período de crescimento expressivo e ampla expansão.

«Pensávamos que seria muito ambicioso tentar superar o incrível sucesso do nosso primeiro ano. No entanto, com o apoio e a dedicação da nossa equipa, pudemos superar todas as expectativas», afirma Stuart Fox, Presidente e CEO da Kongsberg PCS. «Foram 12 meses movimentadíssimos para nós. Nós consolidámos nos mercados globais e deixámos claro que detemos as duas marcas mais fortes do mercado: Kongsberg e MultiCam. Passámos ainda por um período de estruturação da empresa, com gente nova e promoções internas, para consolidar a nossa posição e aproveitar os ótimos resultados do primeiro ano.»

Stuart afirma que atingiram um objetivo central com a grande expansão na distribuição global ao longo dos últimos 12 meses. «Firmámos parcerias com a GSW (Graphix Supply World), fornecedor líder na África para os setores de sinalização, impressão, embalagem, produtos têxteis e setores que trabalham com artes gráficas», afirma ele. «Também fortalecemos o nosso relacionamento com a Global Imaging Inc, distribuidor líder nos Estados Unidos de equipamentos e suprimentos de grandes formatos, que atende a toda a América do Norte. Esses acordos vêm a ampliar o rol das parcerias de distribuição que conquistamos no nosso primeiro ano, garantindo que as nossas soluções de acabamento digital e tecnologias de serviços estejam mais acessíveis a clientes de todo o planeta.»

Stuart Fox, Presidente e CEO da Kongsberg PCS

A expansão da MultiCam para a Europa foi outro dos objetivos cumpridos, na sequência da sua aquisição em 2021. «O mercado que se abriu para nós é imenso, com clientes de vários setores, entre sinalização e acabamento digital, indústria aeroespacial e automotiva, fabricação de chapas de aço, confeção de mobiliário com madeiras nobres e até mesmo corte de produtos termoformados e fabricação de plásticos», conta ele.

A empresa também fez investimentos pesados em novos centros de demonstração nas suas sedes na Europa e nos Estados Unidos, tendo como objetivo demonstrar toda a linha de produtos e as suas capacidades. «Queríamos garantir que os clientes pudessem testemunhar a potência e o desempenho dos nossos produtos sem incorrer nos gastos, na inconveniência e no impacto ambiental de uma viagem para o outro lado do planeta», diz Stuart. «É por isso também que trabalhamos com vários dos nossos parceiros de distribuição para instalar as nossas mesas de corte e combinações de ferramentas nos seus respetivos centros de demonstração. Nos últimos 12 meses, a Kongsberg PCS garantiu a sua presença em novos locais de demonstração, como o Dynagraph em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; o KTA em Helsinque, na Finlândia; o Lexplast em Tallinn, na Estônia; o Lidya Group em Istambul, na Turquia; e o Getter Group em Tel Aviv, em Israel. Além disso, temos unidades de demonstração em dois centros de demonstração da Graphix Supply World na Cidade do Cabo e em Joanesburgo, na África do Sul.»

Após se firmar como empresa independente em abril de 2021, a Kongsberg PCS teve um segundo ano de muitas conquistas, sucesso que Stuart atribui a toda a equipa. «P&D e produção, vendas, atendimento ao cliente e serviços: todos na empresa estão a cumprir o ideal de corresponder à excelência dos nossos produtos, oferecendo uma experiência do cliente inigualável», diz ele.

De olho no futuro, Stuart afirma que a Kongsberg PCS vai crescer mais, com muitos outros sucessos. Além de participar em eventos, Stuart revelou que a equipa de P&D está trabalhando em novidades que serão anunciadas nos próximos meses.