A 11 e 12 de março, no Grande Hotel de Luso, decorreu o Encontro Nacional da Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel.
O estado da economia e o seu impacto para a indústria, ferramentas para a sustentabilidade e os desafios da embalagem foram tópicos a debate.
Como é tradição, José Manuel Lopes de Castro, Presidente da Direção Nacional da Apigraf, deu início às sessões públicas de debate, após uma manhã reservada ao encontro dos associados. Relembrou o encontro ocorrido em Guimarães em 2022 e os principais desafios do ano anterior, como a inflação, a escassez de matérias-primas e a situação de “exaustão social”, denunciada pelas muitas greves que têm ocorrido no país.
Lembrou, por isso, a importância de trabalhar em colaboração: “Falar em associativismo é falar em confiança. É falar em rede. E alargar a rede é beneficiar os associados, especialmente no caso das Pequenas e Médias Empresas. É aprofundar conhecimento e partilhar experiência”. O Presidente da Apigraf recordou ainda que os associados, que pagam as respetivas quotas, sabem que tudo o que a associação faz reverte a favor de todos aqueles que não são associados e, apesar disso, continuam empenhados em melhorar a indústria.
No encontro falou-se ainda sobre os desafios da embalagem, com a participação de Luís Marques, CEO do Grupo Marques & Associados, e Anselmo Vilardebó, Managing Director da Seda Ibérica, sobre sustentabilidade, com Susana Lopes, Engenheira de Ambiente, e Manuel Delgado, em representação da Papeleira Coreboard, e sobre a caracterização da indústria, com Cristina Nunes, em representação da Improveconsult.
O Keynote Speaker do evento foi Pedro Siza Vieira, advogado e político – que já foi Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital durante o XXII Governo Constitucional – falou sobre o país, o mundo, e o setor, sublinhando que “a inflação é boa” para a indústria gráfica, permitindo-lhe posicionar-se para enfrentar os custos que decorrem do exercício da atividade.
Durante o Encontro 2023, a Apigraf entregou também os Prémios de Antiguidade Empresarial, nomeadamente à Jomarsil, Traços Originais, Alfaprint, Finnco, Litocartão, Litogaia, Norprint, Siopa & Siopa, Uniarte Gráfica, Marsil, Olegário Packaging & Labels e Fábrica de Papéis Pintados da Foz.
O Encontro Apigraf 2023 teve o apoio da Grafopel (com a representada Müller Martini) e da Xerox, cujas intervenções abordaram o desenvolvimento da produção com tecnologia de impressão digital e a automação do acabamento.
A reportagem integral do Encontro será publicada na próxima revista doPAPEL (Janeiro / Abril 2024), a circular em breve.