A Portugal Print Packaging & Labeling aconteceu na Feira Internacional de Lisboa, entre 7 e 9 de abril de 2022, reunindo fornecedores e profissionais das indústrias gráficas, de embalagem, de têxtil e de brindes. Foram três dias pautados pela boa disposição dos 10 696 visitantes, que procuraram novas soluções e serviços.

A Anasiscor e a Anassisgraf estiveram presentes e demonstraram diversos equipamentos que comercializam, como as linhas de revista ou os equipamentos de corte, vinco e picote da Duplo. A Auto-Gráfica levou as novidades das representadas Kodak, Horizon e Imprimo, e a Badge4You lançou uma nova linha de brindes eco-friendly.

IMG 6699

A Emetrês, fornecedora de equipamentos e consumíveis para a indústria gráfica, de fabricação aditiva ou de tecnologia holográfica, não faltou à chamada, mostrando os equipamentos mais convencionais para a produção gráfica, assim como as recentes soluções para a impressão 3D ou a projeção holográfica. Sobre o sucesso com a divisão de fabricação aditiva, Rafael Mateus, da Emetrês, explica: “Estamos a abranger cada vez mais áreas e contamos, até ao final do ano, incluir mais pessoas na equipa, que neste momento é de sete pessoas, para podermos prestar um serviço melhor. Até ao final do ano também vamos dirigir-nos a novos mercados que não temos explorado. Até agora abordámos muito o setor automóvel e a indústria produtiva de plástico, e vamos olhar para o aeroespacial e o mercado náutico, por exemplo”.

IMG 6705

A Fujifilm surgiu com as novidades lançadas durante o ano de 2021 e que agora mostra ao mercado nacional, nomeadamente as novas Acuity e a Revoria, tendo anunciado a da segunda unidade no mercado português, que vai ser instalada na Transgráfica.

A Inprintout, que representa marcas como a Screen, a Prati ou a Astronova, optou por demonstrar equipamentos como as impressoras T3-OPX, T2 e QPL, dando ainda destaque a alguns equipamentos de acabamento.

A Inapa Viscom, que distribui equipamentos das marcas HP, Canon e Roland DG, demonstrou as soluções para produção, após a assinatura de novos acordos de distribuição. Além disso, deu destaque a novos substratos e outros consumíveis. “Estamos a dar destaque aos novos modelos da HP, as séries 700 e 800, às Canon Colorado, graças a um novo contrato de distribuição com a fabricante, que nos permite distribuir as Colorado e as Arizona, e ainda trazemos os equipamentos da Roland DG. Em termos de substratos trazemos as soluções da Drytac, das quais somos distribuidores exclusivos, e também um cartão que é uma alternativa ao PVC”, explicou Luís Ferreira, responsável pela Inapa Viscom.

IMG 6703

A feira foi palco de diversos lançamentos, como é o caso da publicação Grandes Formatos Portugal, cuja apresentação ficou a cargo da diretora Ana Cecília e de Cristina Pereirinha, a responsável da GETBLISS, que figura na capa do primeiro número. Outra apresentação, que ocorreu pela primeira vez a nível mundial, foi a do novo equipamento de cola, da Felix Gluer, no stand da Induquímica.

IMG 6709

A Plotterzone também marcou presença e teve casa cheia. As soluções de impressão de grande formato HP, como a Latex 800W, assim como os equipamentos Roland LEC2-640, TrueVIS SG3 e VG3, foram as grandes atrações do stand.

IMG 6695

Vários fornecedores - como a Canon, a Epson e a Konica Minolta – estiveram presentes indiretamente, a dar apoio aos respetivos distribuidores. Participaram ainda outras empresas como a Adivin Beach Flag, a Alphashirt, a Biscana, a Clamapor, a Color Dec, a Dados Paralelos, a Revista doPAPEL, a eFanshop.com, a Euninos, a FMPrinting, a Formato Magento, a Fundi-Trof, a Impressive World, a Imprimax PT, a Melco, a MIB - Maq Ind Bordados, a OPG 2000, a Ouplan, a Portus, a Printcontrol, a Printhouse, a Prolaser Norte, a Pubeivil, a Revista Intergráficas, a Riso Ibérica, a Signorte, a Sol’s, a Solaser, a Sotecnor, a Tajiservi, a Tecnivap, a Tejobrinde, a Top Tex Portugal, a Tu Diras, a Ultima Displays, a Velilla Group, a Vitor Andujar Maquinaria, a WeDDT, a Widinovations, e a Zimex.

A próxima edição poderá acontecer já em 2023, na zona Norte.