Lançada em abril, a gama de papel jornal NewsPress da Stora Enso está agora disponível também como uma pasta 100% termomecânica (TMP).

NewsPress

Juha Ceder, vice-presidente do segmento News & Book e H'kan Naij, diretor da fábrica Hylte, na Suécia, explicam os benefícios que o papel NewsPress oferece a quem imprime e a quem lê os jornais.

A NewsPress é uma marca reconhecida na Europa e no exterior. O que levou a Stora Enso, qual foi o impulso para oferecer agora uma alternativa com 100% de fibra virgem?

Juha Ceder: Sempre ajustámos a nossa gama de artigos NewsPress para responder à mudança dos padrões de procura e das preferências dos consumidores. Temos uma forte oferta NewsPress, mas queríamos oferecer um NewsPress totalmente à base de fibra virgem.

Ao tomar uma decisão sobre a produção adicional na fábrica Hylte, tínhamos duas alternativas disponíveis: produzir TMP ou pasta destintada. Do ponto de vista da matéria-prima e das eficiências de produção à nossa disposição, a TMP foi considerada a melhor alternativa.

Os mercados também apreciam papel feito de fibra virgem, uma vez que dá corpo a um produto impresso. Além disso, os produtos à base de fibra virgem são bem percecionados à medida que aumentam a entrada de fibra no ecossistema de reciclagem.

Que diferenças podem esperar as gráficas e os leitores de jornais?

H'kan Naij: Como a nossa especialidade 100% de TMP é um produto de fibra totalmente virgem, isto significa que o papel terá uma estrutura mais firme devido ao seu maior teor de pasta. Os consumidores vão perceber um novo visual, com uma integridade mais rígida do seu jornal e uma deliciosa sensação táctil associada. Além disso, esta nova especialidade de NewsPress mantém outras qualidades do papel Stora Enso, de excelente comportamento em máquina e resultado na impressão.

Do ponto de vista do cliente, o que significará esta escolha para os seus próprios objetivos de negócio?

 H'kan Naij: Em primeiro lugar, há cada vez menos fabricas que oferecem papel jornal de fibras 100% virgens. Para as gráficas em mercados cujos clientes continuam a esperar a mesma experiência de leitura de jornais, têm agora a garantia de que a nossa fábrica Hylte, que produz exclusivamente papel jornal na Suécia há mais de 50 anos, irá satisfazer as suas necessidades.

Em segundo lugar, uma vez que o NewsPress 100% TMP é mais volumoso do que o papel de jornal reciclado, os clientes são capazes de utilizar uma alternativa de substância mais baixa e, consequentemente, imprimir o mesmo número de páginas usando menos toneladas de material. Isto dá um caminho para que os nossos clientes usem melhor as gramagens variáveis tanto de 100% reciclados como de 100% TMP para diferentes consumidores, enquanto ainda controlam os custos.