Foi no Hotel Fénix, em Lisboa, que a Apigraf comemorou o 40.º aniversário da revista da associação, a T&G.

“A 4 de junho de 1979 e com uma tiragem de 2500 exemplares, chegou às mãos dos associados e de outras instituições privadas e publicas, nacionais e internacionais, o primeiro número da T&G. Era para se chamar Transfograf, mas foi decidido reduzir-se, de forma feliz, o seu título para T&G, ou seja, as iniciais de Transformadores & Gráficos”, contou José Manuel Lopes de Castro, presidente da Apigraf.

Lopes de CastroT&G #266

O evento, que reuniu colaboradores, associados, anunciantes, e outros parceiros, contou com a presença de Custódio Peres de Carvalho, o primeiro diretor da revista, editada inicialmente em 1979, assim como o proprietário, na altura, da gráfica Novotipo, Durvalino Neto, que imprimiu a primeira de muitas edições da revista.

Joao Palmeiro e Jorge CastilhoJoão Palmeiro e Jorge Castilho

“Para nós é um facto inédito que uma associação consiga publicar em papel uma edição há 40 anos, e é um orgulho grande conseguir reunir pessoas que estiveram envolvidos no primeiro número, como o primeiro diretor da revista, Custódio Peres de Carvalho, como o Sr. Durvalino Neto, que imprimiu a revista durante muitos anos, de forma altruísta. Temos uma publicação que é reconhecida e que é prestigiada no mercado”, comenta o diretor da revista, Paulo Dourado.

Houve espaço para intervenções do presidente da Associação Portuguesa da Imprensa, João Palmeiro, assim como de Jorge Castilho, diretor da revista “Meios”, que é agora publicada em simultâneo com a revista T&G. Paulo Dourado explica: “É fruto da colaboração entre duas associações que partilham interesses comuns. Naturalmente, a edição em papel é o modo privilegiado de transmitirmos informação. E é muito bom contarmos com os nossos amigos, os nossos parceiros e os nossos associados, e com as revistas do setor, como a doPAPEL, que ajudam a contribuir para que este setor se mantenha sempre a inovar e a partilhar conhecimento”.

Jose Manuel SerraoJosé Manuel Serrão

Para assinalar o momento, a Apigraf convidou o primeiro entrevistado na T&G, José Manuel Serrão, que era então o Secretário de Estado do Planeamento do II Governo Constitucional.

Bolo T GPaulo Dourado e Fernando Fontoura distribuem o bolo de aniversário aos convidados

Após as intervenções, houve espaço para o convívio, com o tradicional apagar das velas e brinde aos 40 anos da publicação.