Foi no Verão de 2019 que a HP abriu as portas do novo Centro de Excelência em Impressão 3D e Fabricação Digital em Barcelona, Espanha.

O que se pode esperar daquelas que são consideradas como “as maiores e mais avançadas instalações de pesquisa e desenvolvimento do mundo para as tecnologias de última geração que alimentam a Quarta Revolução Industrial?”

O novo Centro reúne centenas dos principais especialistas em manufatura aditiva do mundo em mais de 45 000 m2 de espaço de inovação - do tamanho de três campos de futebol - para transformar a forma como o mundo projeta e fabrica.

A instalação de mais de 3 acres no campus da HP em Barcelona é dedicada ao desenvolvimento do portfólio industrial de impressão 3D e fornece um ambiente de fábrica em grande escala para colaborar com clientes e parceiros.

Novo centro da HP em Barcelona

"O novo Centro de Excelência em Impressão 3D e Fabricação Digital da HP é um dos maiores e mais avançados centros de pesquisa e desenvolvimento de fabricação e impressão digital do mundo –realmente incorpora a missão de transformar as maiores indústrias do mundo por meio de inovação tecnológica sustentável", comentou Christoph Schell, presidente de Impressão 3D e Fabricação Digital da HP Inc.

"Estamos a trazer recursos substanciais da HP e inigualável conhecimento industrial de impressão 3D, juntamente com os clientes, parceiros e a comunidade para impulsionar as tecnologias e habilidades que desencadearão ainda mais os benefícios da fabricação digital."

O novo Centro reúne centenas de especialistas em engenharia de sistemas, inteligência de dados, software, ciência dos materiais, design e aplicações de impressão digital e impressão 3D no que se acredita ser a maior população mundial de especialistas em fabricação aditiva num só local.

Novo centro da HP em Barcelona

A nova unidade integra layouts flexíveis e interativos, ambientes de codesenvolvimento e frotas dos mais recentes plásticos e metais para os sistemas de produção 3D, para impulsionar o desenvolvimento mais rápido e ágil.

O Centro de Excelência em Impressão 3D e Fabricação Digital também reflete o compromisso com o meio ambiente, incorporando um dossel fotovoltaico para fornecer 110kW de energia, reutilização de água da chuva para fins de irrigação e sanitários, otimização da climatização e luz natural e materiais de construção ecológicos com o objetivo de alcançar uma certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). A meta é usar 100% de energia renovável nas operações globais ao longo do tempo, com uma meta de 60% até 2025.

O investimento expande significativamente a pegada global da HP e melhora os locais de inovação existentes em Corvallis, Oregon; Palo Alto, Califórnia; San Diego, Califórnia; Vancouver, Washington; Barcelona, Espanha; e Singapura, onde a HP lançou recentemente uma colaboração com a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) e a Singapore National Research Foundation (NRF) para impulsionar a impressão 3D, inteligência artificial, materiais e inovações em segurança cibernética.

Líderes como a BASF, GKN Metallurgy, Siemens, Volkswagen e outros nos setores automotivo, industrial, de saúde e de bens de consumo continuarão a colaborar com a HP.