fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 21 Oct, 2019

Duas agências de design trocaram de escritórios. O que aconteceu?

Office Swap

No início deste verão, dois estúdios de design, o Andstudio, de Vilnius, e o Muttnik de Florença, trocaram de escritório durante duas semanas.

Como participantes de um novo projeto de troca de escritórios, ambas as empresas viajaram pela Europa para ter a oportunidade de trabalhar, viver e inspirar-se num ambiente incomum. Uma das promotoras do projeto, e parceira da Andstudio, Augustinas Paukštė, compartilhou alguns dos detalhes das duas semanas revigorantes em Florença.

Para a equipa da Andstudio, o tempo em Florença serviu para inspirar-se nos modos de vida locais, enquanto desfrutava de bom vinho e café, encontrando designers locais para futuras colaborações e tendo pouco tempo para se envolver apropriadamente com a comunidade.

O que aprenderam com o modo de vida de Florença?

Sentirmo-nos como um local, não um turista, foi uma das melhores experiências em Florença. Pouco a pouco, encontras os teus favoritos: um bar frequente, um café que bebes, caminhos que tomas. Sem perceber, internalizas as formas locais de fazer as coisas. Por exemplo, é preciso correr enquanto te movimentas pela cidade, mas relaxas durante o jantar. Ao mesmo tempo, aprendes a ficar no interior durante as horas do meio-dia, mas planeias longas noites na cidade.


De que maneira o ambiente de Florença influenciou a experiência de trabalho?

Num certo sentido, o resultado final de qualquer projeto é diretamente afetado pelo ambiente em torno do processo de trabalho. Quando estávamos em Florença, os nossos dias foram moldados pelos rituais matinais do café, pelos passeios de bicicleta pelas ruas em forma de carrossel, pelas visitas noturnas a museus, pelos inúmeros parques e momentos de beber vinho, enquanto estamos sentados na rua. Todas as experiências vivas nos afetam diretamente aos níveis pessoal e criativo. Ainda é cedo para dizer que forma, mas temos certeza que será benéfico.

OfficeSwap2

Há alguma coisa em particular que estavam ansiosos para levar para casa?

Percebes que não há como levar para casa tudo o que gostarias. As coisas são do jeito que são porque vêm de ambientes distintos. Podes encher a mala com presunto e café artesanal, mas há um limite para o que podes levar. As experiências mais importantes só podem ser transferidas dentro de nós: muita motivação, pessoas recém-formadas e a inspiração criada pela majestosa cidade de Florença.

Podes comparar o local de trabalho em Vilnius com aquele em que residiste enquanto estavas em Florença?

A localização e a sensação geral do estúdio desempenham um papel enorme na formação de toda a experiência de intercâmbio. Nesse caso, os ambientes de ambos os estúdios não poderiam ser mais diferentes. O nosso estúdio está localizado numa margem do rio numa floresta nos arredores do centro da cidade. Lá, pode apreciar-se a neblina da manhã a sair do rio, a frescura da tarde sob o dossel da floresta e as intermináveis ​​canções de pássaros. O interior do estúdio é preenchido com o cheiro de madeira, e o sol ilumina o espaço através das grandes janelas.

O estúdio da Muttnik é o oposto: bem no movimentado centro de Florença, fomos recebidos por um espaço criativo agradavelmente escuro, mas muito acolhedor. Os sons da floresta foram substituídos por ruas turísticas repletas de conversas e zumbidos de torcedores que lutavam contra o calor escaldante. Ah, e o cheiro de café! Florença está cheia disso, onde quer que estejas. No entanto, os mundos da Andstudio e da Muttnik são incomparáveis. Ambos são diferentes, mas igualmente grandes.

OfficeSwap

Se repetissem a troca, mudarias alguma coisa?

Nós temos um único arrependimento: durante o nosso próximo intercâmbio, gostaríamos de fazer algo pela comunidade local. Ajudar a comunidade visitada com o que fazemos - design - estará no topo da nossa lista no próximo ano. Beneficiar uma causa local criaria um valor extra para o projeto de intercâmbio como um todo e enriqueceria a nossa experiência pessoal. Se o fizéssemos, teríamos trocado não apenas os nossos estúdios, mas também boas obras.

Office Swap

Achas que a troca influenciará o desenvolvimento comercial de alguma forma?

O projeto beneficiará os nossos negócios de várias maneiras. Em primeiro lugar, esta é de longe a melhor experiência de construção de equipa que já tivemos. Quando a equipa está unida, os desafios são mais fáceis de superar. Em segundo lugar, durante a troca, tivemos a oportunidade de conhecer muitos designers e artistas locais. Um deles é o estúdio Monogrid, de Florença, que trabalha com soluções digitais interativas. As tecnologias que eles usam são literalmente reveladoras e de deixar cair o queixo, e estamos ansiosos para colaborar com eles em projetos futuros.