A Izidoro juntou-se ao Manicómio, um espaço artístico que promove a ligação entre arte, saúde mental e direitos humanos, para lançar a campanha ‘Izidoro O Mentalista’.

A campanha pretende desmistificar os tabus em torno da saúde mental de uma forma acessível e inclusiva, e será promovida a partir de 2 de outubro, mês dedicado à saúde mental. 

Segundo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, estima-se que 1 em cada 4 portugueses enfrentará uma doença mental ao longo da vida. No entanto, a temática continua a ser um tabu na sociedade.

IZIDORO Mupis Finais 1

A campanha, desenvolvida pela The Agência, especializada em comunicação disruptiva, utiliza frases como “Fazer terapia é um orgulho” e “O burnout é um sinal para mudares de vida” para promover uma visão positiva e descomplicada da saúde mental, incentivando o diálogo e combatendo preconceitos.

Catarina Gomes, diretora do Manicómio, refere: "Estou em crer que, pela primeira vez, uma marca portuguesa da indústria alimentar aposta numa iniciativa deste género. Esta parceria entre a Izidoro e o Manicómio foi uma surpresa para nós, por vermos uma marca a querer arriscar numa nova abordagem e formatos para falar sobre saúde mental. Permite-nos comunicar de forma acessível e disruptiva, reduzindo o estigma que ainda persiste. Ao integrarmos mensagens positivas e baseadas em dados científicos nos frascos dos produtos, garantimos que estas chegam a cada vez mais pessoas, especialmente durante o mês da saúde mental."

Além da sensibilização, a Izidoro fará um donativo ao projeto Consultas sem Paredes, uma iniciativa do Manicómio que oferece consultas de saúde mental em espaços públicos, promovendo a inclusão social e o acesso ao tratamento.

A campanha já está presente na landing page, mupis, autocarros, redes sociais e pontos de venda, com duração prevista de 1 mês.

O Manicómio, criado com base em mais de vinte anos de experiência em hospitais psiquiátricos e no mundo da arte, desenvolve projetos que cruzam criatividade, transformação social e saúde mental. Através de iniciativas como o projeto “Nós os Loucos” e as “Consultas sem Paredes”, o Manicómio promove o acesso a serviços de saúde mental em locais como museus e parques.