Apesar da instabilidade geopolítica, as relações instáveis com as plataformas tecnológicas e as questões estratégicas relacionadas com a Inteligência Artificial generativa, os editores de notícias estão optimistas com o futuro. As conclusões surgem no mais recente estudo da WAN-IFRA, Associação de Editores de Notícias, intitulado World Press Trends.

O optimismo é cauteloso, sempre com os numerosos desafios em mente, como a elevada inflação e taxas de juro, elevados preços de papel e serviços gráficos, mercados de publicidade inconstantes e mudanças de comportamento do leitor, os editores mantém-se resilientes.

As ameaças à liberdade da imprensa e à isenção das publicações são outros dos desafios que se mantém muito presentes, com os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente a causar impasses adicionais. 

Como resposta, os editores de notícias estão a olhar com cuidado para a estratégia de negócio, prioridades de investimento, áreas de foco, gestão de custos e a posição que irão tomar em relação à IA e outras tecnologias emergentes. Mais de metade dos gestores (55%) inquiridos estavam otimistas com os próximos 12 meses, sendo que o número aumenta para 58% quando questionados acerca das perspectivas para os próximos três anos.

 

Muito dos editores com quem falámos estão claramente preocupados com os desafios da indústria e dos seus negócios – a velocidade da transformação e da inovação, a diversificação das fontes de receita, assegurar um modelo de negocio sustentável e entender melhor as suas audiências, entre outras questões”, diz Dean Roper, Diretor de Pesquisa e Chefe de Redação na WAN-IFRA. “Mas também houve progresso em todas essas frentes, e outras áreas, nos últimos anos, trazendo algum optimismo. E, certamente, isto varia de região para região, de mercado para mercado, e de editor para editor”

Os editores esperam um aumento de rendimento de cerca de 15,2% em 2023 e quase 19% em 2024. Esperam que os números comecem a refletir os esforços de redução de custos e investimentos realizados até à data. A publicidade continua a representar quase metade das receitas para os próximos dois meses, com as assinaturas a representar um terço das mesmas. A impressão continua a prevalecer, com os anúncios impressos e a circulação a representar 57% do total de receitas esperadas. A maioria (87%) refere que a Inteligência Artificial e a automação serão os principais investimentos para os próximos 12 meses.

O World Press Trends Outlook 2023-2024 baseia-se num inquérito realizado online entre Julho e Setembro de 2023 entre os membros da WAN-IFRA e outros executivos seniores no mundo da comunicação. Um terço dos inquiridos (66%) são CEOs, Editores e Editores Executivos, e um terço são Diretores Comerciais ou Editores responsáveis pela estratégia. Participaram 175 títulos de 60 países, sendo que 58% pertenciam a países com economias desenvolvidas e 42% são economias emergentes. 

A WAN-IFRA é a Associação de Editores de Notícias, que representa mais de 3000 empresas de media e tecnologias, assim como mais de 18000 publicações em 120 países.