O universo das ativações de marca está a evoluir a um ritmo sem precedentes, impulsionado pelos avanços tecnológicos, pela mudança de comportamentos dos consumidores e por uma ênfase renovada na sustentabilidade e na inclusão.

Mas se 2023 já foi desafiante, o próximo ano promete ser ainda pior. A Brandp lista as 8 maiores tendências para o setor das campanhas de marketing em 2024.

Em 2024 as tendências apontam para as tecnologias imersivas, como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV). A primeira combina de forma perfeita os mundos físico e digital e consegue enriquecer a experiência em loja. A segunda transporta os consumidores para espaços virtuais imersivos. Ambas têm o potencial de experiências memoráveis e interativas que se repercutem nos consumidores modernos.

Brand2

A Inteligência Artificial (IA) já deu cartas este ano e vai continuar a desempenhar um papel fundamental na ativação da marca, pela capacidade de oferecer experiências altamente personalizadas e conteúdo relevante em cada ponto de contacto. A relevância de uma oferta, no momento correto, é o melhor trunfo da atualidade. Com a IA, as marcas têm a oportunidade de estabelecer uma ligação mais profunda com os consumidores.

A sustentabilidade e a responsabilidade social são argumentos cada vez mais importantes. As marcas que alinham as suas ativações com causas ambientais e sociais estão a ganhar vantagem. Os materiais sustentáveis, as práticas ecológicas e as campanhas orientadas por objetivos não são apenas éticas, mas também ressoam com uma base de consumidores ambientalmente conscientes.

A integração de experiências físicas e digitais, conhecida como "phygital", é uma tendência que está a ganhar força. As marcas estão a fundir ativações na loja com elementos digitais, criando jornadas omnicanal sem falhas. As interações baseadas em códigos QR, a tecnologia NFC e os ecrãs inteligentes melhoram a experiência de compra física, tornando-a mais interativa e envolvente.

Com a adoção generalizada de dispositivos ativados por voz, as marcas estão a explorar novas formas de se ligarem aos consumidores. Os assistentes de voz, os altifalantes inteligentes e a otimização da pesquisa por voz estão a tornar-se parte integrante das estratégias das marcas. As campanhas criativas ativadas por voz proporcionam uma forma única e conveniente de os consumidores interagirem com as marcas.

O cenário dos eventos virtuais, que ganhou destaque durante a pandemia, continua a evoluir. As marcas estão a investir em experiências virtuais e marketing experimental para envolver públicos remotos. Desde lançamentos de produtos virtuais a eventos online imersivos, esta tendência reflete uma mudança para um modelo híbrido que combina elementos físicos e digitais.

Não interessa quantos anos passam, confiança e transparência são cruciais para as marcas e a tecnologia blockchain está a dar cartas aqui. As marcas estão a utilizar a cadeia de blocos para verificar a autenticidade dos produtos, criar cadeias de fornecimento transparentes e até incentivar o envolvimento dos consumidores através de programas de fidelização baseados na cadeia de blocos. Esta inovação inspira confiança nos consumidores e promove a fidelidade à marca.

A gamificação não é uma novidade, mas é uma tendência crescente em 2024. Cada vez mais as marcas estão a incorporar jogos nas suas campanhas para aumentar o envolvimento e criar experiências memoráveis. Os programas de fidelização gamificados, os desafios interativos e os sistemas de recompensas contribuem para uma interação mais dinâmica e agradável entre o consumidor e a marca.

 

Sobre a Brandp

Brandp é uma agência portuguesa de Field Marketing, Ativação de Marca, Eventos e Marketing Operacional, que trabalha com inúmeras grandes marcas nacionais e internacionais, como a Disney, Mars, Lenovo, Hisense, Pepsico, IKEA, Royal Canin, entre outras.

 

Com EDC