Motivo de admiração para uns e polémica para outros, o graffiti, desde 1970, comunica mensagens que inspiram curiosidade, reflexão e provocam reações.

Não é por acaso que grafiteiros se autodenominam escritores – escritores de arte urbana que saíram das ruas e chegaram a museus e livrarias.  Dada a natureza do seu produto, o papel, a Lecta sempre esteve intimamente ligada à arte e à cultura. A propósito, a Lecta participou na sexta edição da revista Tramontana, o projeto editorial da Montana Colors, empresa de tinta spray para grafite e artes plásticas. 

Tramontana

Em mais de 160 páginas, a revista mostra a jornada criativa de 17 artistas urbanos e contemporâneos, incluindo Niaho, Bier en Brood, Tiago Majuelos e Tamara Djurovic. Para representar o conteúdo, foram meticulosamente selecionados os papéis revestidos e não revestidos da Lecta, que sustentam o movimento expressivo de cada um.   

Nas palavras de Antonio García Mora, diretor editorial da Tramontana: "O papel é o pilar fundamental com o qual podemos mostrar nosso amor e carinho pelo conteúdo que procuramos preservar e compartilhar com as gerações futuras. Nesta nova edição da Tramontana, incorporamos algo novo. Toca-se e vê-se. Fizemos com que o Coral Book White – o papel que usamos em centenas de aventuras nos últimos cinco anos – coexistisse com o CreatorStar. 

 Com este salto qualitativo e diferencial, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para lhe oferecer uma seleção de conteúdos mais visuais, o que sem dúvida exige um papel que proporcione um maior contraste, melhore a cor e faça vibrar ambos. Como resultado, destaca-se, ousadamente, enriquecendo o todo e fornecendo a luz e o grau de detalhe necessários para determinados conteúdos que o exigem". 

A Revista Tramontana tem uma circulação mundial no panorama cultural internacional de 20.000 exemplares, distribuídos em mais de 80 países. A Lecta é um fabricante e distribuidor europeu de papel para etiquetas e embalagens flexíveis, papel revestido e não revestido para impressão editorial e comercial, e outros produtos de alto valor acrescentado.