A WAN-IFRA anunciou os vencedores dos Digital Media Awards 2022 durante uma cerimónia no Congresso Mundial de Media, em Saragoça, Espanha.

Cinco vencedores foram reconhecidos em seis categorias diferentes pela sua demonstração em estratégias digitais para responder às mudanças na forma como as pessoas consomem notícias e informação.

Os Digital Media Awards da WAN-IFRA são a única competição de media digital global da indústria dos media. Para se qualificarem para a competição mundial, os finalistas tiveram de vencer um concurso a nível regional em África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Ásia do Sul.

Os prémios regionais são avaliados por júris locais e, no final do ano, um conjunto diferente de juízes examinam os vencedores em todas as regiões e selecionam o melhor de cada categoria para os Digital Media Awards Worldwide.

WAN IFRA Press Corner

 

Os vencedores são:

Melhor Visualização de Dados

Espanha vive em apartamentos: por que construímos as nossas cidades verticalmente, eldiario.es (Diario de Prensa Digital SL), Espanha

"Excecional. Esta é uma história visual e esteticamente deslumbrante que também proporciona uma rica visão histórica e geográfica e contexto", disse um juiz. "A sobreposição de gráficos e texto sobre o mapa é lindamente executada, e a forma como o visual encontra exemplos das tendências destacadas no texto é extremamente esclarecedora."

"A peça é interessante e os mapas funcionam perfeitamente", disse outro.

"Funciona incrivelmente bem no telemóvel", acrescentou um terceiro juiz. "Grande narrativa, e muito bom uso da visualização de dados".

 

Melhor em Envolvimento de Audiências

Must Be True, GMA News Online, Filipinas

"Num mundo dominado por notícias falsas e pelo declínio do envolvimento público no jornalismo de interesse público, esta campanha está certa na sua abordagem de tentar envolver-se com uma audiência mais jovem, mais difícil de alcançar com um processo eleitoral", disse um dos juízes. "Uma abordagem realmente imaginativa, utilizando as plataformas das redes sociais da geração para se envolver com o público mais jovem que muitas vezes se confronta com as complexidades das eleições."

"Esta é uma entrada soberba", disse outro juiz. "Adoro o leque de formas pelas quais procurou conectar-se com o público jovem sobre um tema importante."

Um terceiro juiz observou: "Este projeto não se trata apenas de envolver-se com uma marca de notícias, mas de encorajar o público a envolver-se com os princípios fundamentais da própria democracia. A GMA elaborou uma abordagem experimental com os jovens firmemente em mente e deve ser celebrada a mensagem lúdica, multiplataforma, design e distribuição desta campanha educativa."

 

Melhor Site de Notícias ou Serviço Móvel

Site e app CNA, CNA Mediacorp Pte Ltd, Singapura

"A nova aplicação e website foram criados de uma forma totalmente compatível com o pensamento móvel para os consumidores de notícias, usando uma abordagem fantasticamente prospetiva que deve ser um padrão para a indústria em 2022", disse um dos nossos juízes. "Além de parecerem ótimos, a atenção ao detalhe em termos de inovação faz com que a oferta do CNA se destaque. Toda a experiência in-app com a variedade de conteúdos disponíveis, opções de personalização e até mesmo apenas o prazer em navegar é soberba."

"Design simples, menus de navegação limpos e aumentos impressionantes de uso: Um aumento de 17% no tempo médio mensal gasto por visita no site.... cresceu 28% em utilizadores ativos mensais no iOS e 18% no Android. Fica bem no iPhone também", observou outro juiz. Disse um terceiro: "Gosto muito dos Seus Cortes de Contexto... uma ótima maneira de ajudar os leitores através de tópicos difíceis!

 

Melhor Utilização de Vídeo Online

Disordered , Nova Zelândia

"Esta é uma bela e envolvente história nacional de dor e abuso demasiado comum em países com uma população ferida e muitas vezes negligenciada danificada antes mesmo de nascerem. Tem um ritmo quase lânguido, mas cada segmento mantém o espectador envolvido o suficiente para querer ver 'O que acontece a seguir?' Bravo para esta equipa", disse um juiz.

 

Melhor Iniciativa de Receita de Leitores

Maverick Insider, Daily Maverick, África do Sul

"O Maverick Insider é uma solução fantástica para um problema particular em África: como fazer com que as pessoas paguem por notícias numa economia menos desenvolvida", disse um dos nossos juízes. “A mais recente iteração do projeto, que compreende a entrada deste ano, destaca o esforço iterativo em curso que está no centro de todas as histórias de sucesso digital. Trazer ofertas de ecommerce e novas parcerias foi uma forma inteligente de mostrar o valor da adesão em tempos económicos difíceis. A criação de uma base de dados especializada gere tanto para fazer com que os leitores sintam que estão a ganhar algo com a adesão, mas também ajuda a melhorar o jornalismo do título. Os números mostram que esta iniciativa está claramente a funcionar."

"A longevidade deste programa é prova do seu sucesso", acrescentou outro juiz. "A lição aprendida foi honesta e pertinente."

Notou um terceiro: "Uma das coisas mais impressionantes sobre o Maverick Insider é a forma como a equipa está a usar dados para entender melhor o seu público – e também incorporar as melhores práticas e ideias de todo o mundo. Como uma peça de associação, Maverick Insider está a explorar a verdadeira definição de suporte ao leitor: os membros cuidam do produto, compreendem o papel que desempenham no seu futuro e estão emocionalmente em vez de transacionalmente envolvidos no seu sucesso contínuo. A variedade de benefícios oferecidos é realmente convincente como é a qualidade."

 

Melhor Boletim Informativo

Primeira coisa por John Stupart, Daily Maverick, África do Sul

"Passar de 'uma vela de ignição' para 'uma das rodas' resume-a bem", disse um juiz. "Ser um 'principal impulsionador' de muitos outros sucessos diz muito. A evolução contínua do conteúdo e da função é fundamental. Vender dois meses de antecedência? Aumente as tarifas, ou adicione módulos de anúncios. Ou os dois. Treze anos. Bem feito!

O 73.º Congresso Mundial de Notícias (WNMC), que decorre de 28 a 30 de setembro de 2022 em Saragoça, Espanha foi organizado pela WAN-IFRA - Associação Mundial de Editores de Notícias, em colaboração com o grupo editorial Henneo , o Governo de Aragão, e o Turismo de Zaragoça.

A WAN-IFRA é a organização global da imprensa mundial, composta por 3000 editores de notícias e empresas tecnológicas e 60 associações nacionais de editores, representando 18000 publicações em 120 países.