Depois de um ano de grandes desafios em 2020, as operações das gráficas de jornais melhoraram em 2021 e as empresas estão otimistas, de acordo com o relatório World Printers Forum Outlook 2021-22, publicado pela WAN-IFRA.
O relatório baseia-se no inquérito global anual aos executivos que são membros do World Printers Forum (WPF), e fazem parte do WAN-IFRA Global Media Trends Panel, para analisar as tendências e previsões para a indústria gráfica.
O ponto alto da edição do ano passado foi o entusiasmo expresso pela comunidade gráfica para fazer novos investimentos, bem como reajustes, apesar de um difícil 2020. À semelhança do ano anterior, perto de 70% dos inquiridos disseram que iriam investir em breve, sendo que mais de 39% dos participantes planeiam novos investimentos e adaptações e cerca de 24% planeiam focar-se apenas em investimentos de readaptação. A percentagem de quem tem planos de investimento para novos equipamentos é de 6,1%.
Enquanto mais de 57% dos inquiridos registaram um aumento das receitas em 2021 face ao ano anterior, cerca de 67% esperavam um volume de negócios ainda maior para 2022, incluindo no que concerne aos aumentos de circulação. A maioria dos inquiridos manifestou a esperança de continuar a expansão dos negócios com clientes externos: 47% disseram estar também a imprimir produtos como livros, catálogos, revistas, brochuras e assim por diante e 53% indicaram que estão a imprimir apenas jornais.
Durante o pico da pandemia (em 2020), várias editoras encerraram algumas das suas fábricas de impressão e subcontrataram o trabalho a gráficas externas. No entanto, a situação parece ter melhorado desde então. Mais de 90% dos inquiridos afirmaram não ter planos para encerrar as instalações de impressão. Cerca de 44% também deixaram claro que não pretendem subcontratar impressão num futuro imediato. No entanto, quase um terço dos participantes parecia estar a considerar a possibilidade.
O inquérito foi realizado no final de 2021, com cerca de 73 inquiridos de 17 países a partilharem os planos e perspectivas. A maioria das gráficas de jornais que participaram no inquérito tinham circulações semanais pagas com tiragens médias entre 100.000 e 4 milhões de exemplares. A análise foi realizada por Manfred Werfel, antigo Diretor do World Printers Forum.
A World Association of News Publishers, ou WAN-IFRA, é a organização global da imprensa. Tem como missão proteger os direitos dos jornalistas e editores para que existam meios de comunicação independentes. Tem uma rede global de 3000 empresas editoriais e empreendedores de tecnologia, além de 60 associações de editores, representando 18 000 publicações em 120 países.