A Comissão Europeia abriu uma investigação para avaliar se foi realizado um acordo entre a Google e a Meta (anteriormente Facebook) relativamente aos serviços de publicidade online, e averiguar se houve infração das regras da concorrência da UE.

Uniao Europeia bandeira

A vice-presidente executiva, Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, afirmou: "Muitas editoras confiam na publicidade online para financiar conteúdos para os consumidores. Através do chamado acordo "Jedi Blue" entre a Google e a Meta, uma tecnologia concorrente à Licitação Aberta da Google pode ter sido alvo com o objetivo de enfraquecê-la e excluí-la do mercado para exibir anúncios em sites e aplicações de editores. Se isso for confirmado pela nossa investigação, tal restringiria e distorceria a concorrência no já concentrado mercado da tecnologia de anúncios, em detrimento de plataformas rivais de tecnologias de publicidade para editores e, em última análise, consumidores."

A Google fornece serviços de publicidade entre anunciantes e editores através de leilões de espaço publicitário em tempo real em sites ou aplicações móveis, incluindo através do seu programa “Open Bidding".  A Meta fornece serviços de publicidade online e, através da sua Rede de Audiências da Meta, participa em leilões para o espaço publicitário de editores de terceiros utilizando os serviços de tecnologia de publicidade da Google e rivais.

A investigação diz respeito a um acordo de setembro de 2018, a que o Google chamou de "Jedi Blue", entre a Google e a Meta, para a participação da Rede de Audiências da Meta no programa Open Bidding da Google. A Comissão receia que o acordo possa fazer parte dos esforços para excluir outros serviços de publicidade online que concorrem com o programa de licitação aberta da Google e, por conseguinte, restringir ou distorcer a concorrência nos mercados de publicidade online.

Se comprovadas, as práticas objeto de investigação podem violar as regras de concorrência da UE relativas aos acordos anti concorrenciais entre empresas (artigo 101.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia ('TFEU')) e/ou o abuso de posição dominante (artigo 102.º TFEU).

A Autoridade do Mercado da Concorrência do Reino Unido (CMA) iniciou a sua própria investigação sobre o acordo entre a Google e a Meta.

Não há um prazo legal para pôr fim a uma investigação antitrust. A duração de um inquérito depende de uma série de fatores, incluindo a complexidade do caso, a medida em que as empresas em causa cooperam com a Comissão e o exercício dos direitos de defesa.