O Entwistle Group instalou a Fujifilm Revoria Press PC1120. O investimento incluiu também um sistema de acabamento em linha da Plockmatic, posicionando a empresa entre as primeiras no Reino Unido a integrar esta solução.
Com sede em Manchester, a empresa familiar com mais de um século de atividade, concluiu a instalação no final de 2025, após um processo de avaliação que incluiu testes no centro de inovação da Fujifilm, com o apoio do parceiro Jet Tech.
A decisão foi influenciada pela capacidade da Revoria Press PC1120 de trabalhar com cores especiais. “Fui ao evento sem uma intenção real de fazer compras de hardware, mas vimos a Fujifilm a imprimir amostras com cores especiais e isso chamou a nossa atenção”, explica Jason Richards.
Após a fase de testes, a empresa concluiu que o equipamento respondia aos seus requisitos técnicos e económicos. “Quando fiz as contas, era um cenário neutro em termos de custos para nós; era quase uma decisão óbvia. Podíamos obter o equipamento mais recente, sem aumentar os nossos custos, sem comprometer a qualidade”, acrescenta.
A configuração escolhida inclui seis cores, permitindo explorar aplicações diferenciadas. “Sabíamos desde o início que precisávamos de cores como o rosa e o branco, mas rapidamente percebemos que também tínhamos de incluir o prata, à medida que surgiam novas oportunidades de negócio”, refere o responsável.
Outro fator decisivo foi a capacidade de produção em folhas longas e a integração com sistemas de acabamento inline. “O que realmente me fez avançar foi a possibilidade de produzir folhas longas. Conseguimos produzir internamente trabalhos que antes tinham de ser subcontratados, com maior controlo sobre o processo”, explica.
A encadernadora da Plockmatic permite automatizar operações como corte, lombada quadrada e agrafagem num único fluxo. “A função de corte tem sido extremamente útil, permitindo obter livretos acabados num único processo, com consistência e qualidade”, sublinha Richards.
A Jet Tech acompanhou todo o processo, desde a avaliação até à instalação e arranque da produção. “Vendemos soluções de ponta a ponta, desde equipamentos de impressão até fluxo de trabalho e acabamento, ajudando os clientes a desenvolver aplicações de maior valor”, afirma Andrew Crane.
Após a implementação, o Entwistle Group passou também a beneficiar de programas de apoio ao desenvolvimento de negócio. “A combinação entre tecnologia, suporte e iniciativas como o programa Aspire permite aos clientes explorar novos mercados e aumentar margens”, acrescenta.