A Canon divulgou o relatório “Exploring the Future of Print”, um estudo que analisa a forma como as mudanças no comportamento de marcas e consumidores estão a impactar o setor da impressão e a atuação dos fornecedores de serviços de impressão (PSPs).
O documento, que integra uma série de investigações realizadas pela Canon ao longo dos últimos 15 anos, destaca cinco grandes temas que irão moldar o futuro da indústria: o valor único da impressão num mundo cada vez mais digital; como as marcas podem explorar esse valor para chegar aos consumidores; o papel crescente da Inteligência Artificial na impressão de produção; a centralidade da sustentabilidade para o sucesso futuro e a importância das parcerias estratégicas entre PSPs e clientes.
O relatório revela que, apesar do predomínio do digital, a impressão continua a ter atributos diferenciadores, nomeadamente o caráter físico e tátil, que se destaca num ambiente saturado de estímulos virtuais. Os futuristas ouvidos apontam para o potencial da “Impressão Programática”, que permite comunicações personalizadas e relevantes, reforçando o envolvimento entre marcas e consumidores.
A IA surge como a tendência mais impactante, com potencial para transformar toda a cadeia de produção. Contudo, os especialistas alertam para a necessidade de os PSPs investirem em infraestruturas de TI robustas e literacia de dados antes de integrarem a tecnologia.
A sustentabilidade é outro ponto central: reguladores, marcas e consumidores estão a elevar a exigência em matéria de padrões ESG, o que obrigará as gráficas a documentar processos, otimizar cadeias de abastecimento e recomendar soluções ambientais às marcas.
O estudo realça ainda o papel dos PSPs enquanto parceiros de confiança, com capacidade para aconselhar os clientes na adaptação às mudanças tecnológicas e de mercado.
Contributo de especialistas internacionais
Para além da experiência da Canon, o relatório inclui perspetivas de quatro especialistas internacionais: Benjamin Talin (MoreThanDigital), Murray Grubb (Salesforce/IA), Beate van Loo-Born (serviços financeiros e financiamento climático) e Rafael Rodrigues (e-commerce e IA).
Jennifer Kolloczek, Senior Director, Marketing & Innovation, Production Printing da Canon EMEA comenta: “Estamos empenhados em ajudar os nossos clientes a navegar o panorama em constante mudança da impressão e os desafios associados. Este relatório é uma extensão dessa promessa e da filosofia da Canon de incentivar os PSPs a partilharem e aprenderem com outras empresas, não apenas a curto prazo, mas nas próximas décadas. (...) Embora algumas das macrotendências sejam mais amplas do que a indústria gráfica, muitas das informações são bastante relevantes para as empresas de impressão atuais.”
Segundo a Canon, as conclusões confirmam que a impressão mantém relevância como meio de marketing eficaz, mas os PSPs terão de investir em inovação, sustentabilidade e novos modelos de negócio para continuar a criar valor num setor em transformação.