A Ponto Verde apresentou esta quarta-feira, 1 de outubro, a sua primeira grande campanha nacional de comunicação, com o mote “Estamos a chegar ao ponto”.

A iniciativa pretende sensibilizar os portugueses para a correta separação das embalagens, num contexto em que 7 em cada 10 já as separam, mas apenas 1 em cada 10 o faz corretamente.

A campanha surge perante as metas europeias de reciclagem: 65% das embalagens até 2025 e 70% até 2030. Com a assinatura “Separamos Juntos”, a Ponto Verde quer mobilizar os cidadãos para um esforço coletivo de mudança de hábitos.

Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, afirma: “Através da criação da Ponto Verde, e desta campanha, queremos liderar um movimento agregador e coletivo que une cidadãos de norte a sul do País e ilhas, de todas as gerações e idades. Até porque reciclar embalagens de forma correta é um sinal de compromisso com o País e com o planeta e, por isso, ‘Separamos Juntos’.”

A criatividade é da Fuel, com produção da Grumpy Panda, planeamento de meios da Arena Media e comunicação digital da LPM. Andreia Ribeiro, Diretora Criativa da Fuel, explica:
“Procurámos uma assinatura que expressasse o posicionamento da Ponto Verde e, ao mesmo tempo, estabelecesse um novo valor como território: a união. ‘Separamos Juntos’ é uma forma de mostrar um caminho conjunto para o futuro. Separamos juntos para conseguir chegar às metas que traçámos. Separamos juntos para conseguir chegar ao ponto que precisamos. Este novo território de comunicação nasce da consciência de que, apesar dos avanços significativos, ainda não chegámos ao ponto ideal. E é precisamente neste ‘quase’ que encontramos a tensão criativa perfeita para dar vida à nova campanha.”

Os filmes da campanha mostram erros comuns na separação de embalagens, usando o humor e a identificação com o quotidiano para incentivar a mudança.

A campanha vai estar presente em televisão, rádio, imprensa, digital e outdoor em todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira. Para ampliar o alcance, conta ainda com figuras públicas como Ana Galvão, Nuno Markl, Filipa Gomes e Frederico Morais, além de criadores de conteúdo e influenciadores digitais.