A Agfa anunciou a conclusão, com sucesso, do programa de testes da nova SpeedSet Orca, a máquina de impressão digital single-pass à base de água.

O equipamento entrou em plena operação diária na The Delta Group, em Londres, após um período de instalação e testes iniciado em 2024.

Capaz de atingir velocidades até 11000 folhas B1 por hora, a Agfa posiciona a SpeedSet Orca como a máquina de impressão inkjet B1 mais produtiva do mercado, combinando velocidade, flexibilidade e qualidade comparável ao offset e ao flexo.

O sistema foi concebido para dar resposta a tiragens curtas de forma mais económica, eliminando tempos de preparação e consumíveis típicos dos processos convencionais, reduzindo desperdício e acelerando a mudança entre trabalhos.

Segundo Martin Shipp, COO da The Delta Group, “a nova máquina superou as nossas expectativas. É tão versátil que conseguimos utilizá-la numa ampla variedade de aplicações em substratos à base de fibras. Podemos executar trabalhos que antes seriam produzidos nas nossas linhas offset, ganhando muito mais flexibilidade no chão de fábrica sem comprometer a qualidade.”

O entusiasmo da Delta foi acompanhado pela Agfa. Richard Cotterill, Global Sales Manager de Packaging da divisão Digital Printing Solutions, sublinhou: “Os testes em condições reais na Delta mostraram que a SpeedSet Orca é a máquina de impressão digital mais avançada para responder às necessidades atuais dos converters. Mas está igualmente preparada para o futuro, ajudando-os a expandir para novos mercados com melhor qualidade e maior diversidade de substratos. A Orca é o auge da vaga digital, marcando uma nova era para a impressão e o packaging.”

A máquina integra um primário digital e capacidades de envernizamento em linha, além de suportar uma extensa gama de substratos, incluindo cartão, microflute e papel.