A Xerox Holdings Corporation anunciou a conclusão da aquisição da Lexmark International, numa operação avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (o equivalente a cerca de 1,4 mil milhões de euros incluindo dívida líquida e passivos assumidos).

A Lexmark, até agora detida pela Ninestar Corporation, PAG Asia Capital e Shanghai Shouda Investment Centre, passa a integrar o universo Xerox, numa nova organização combinada que servirá mais de 200 mil clientes em 170 países e contará com 125 unidades de fabrico em 16 mercados.

A transação representa um marco estratégico na transformação da Xerox, com o objetivo de consolidar a sua posição no setor da impressão e acelerar o plano de reinvenção da empresa.

“Há muito que admiramos a forte reputação da Lexmark no setor da impressão e dos serviços de gestão de impressão, a sua sólida base de clientes e parceiros, bem como a sua presença global. Ao longo dos anos, desenvolvemos uma parceria colaborativa e, hoje, elevamos esse relacionamento a um novo patamar”
Steve Bandrowczak, CEO da Xerox.

A aquisição foi financiada através de uma combinação de capitais próprios e financiamento bancário. A Xerox estima que a operação tenha um impacto positivo já em 2025 nos lucros por ação e no cash-flow, prevendo também uma redução da dívida bruta consolidada.

As sinergias de custos associadas à integração deverão ascender a cerca de 240 milhões de dólares (aproximadamente 223 milhões de euros), contribuindo com mais de 1 dólar por ação (cerca de 0,93 euros) até ao final do segundo ano após a conclusão da transação.

“Hoje regista-se um momento decisivo para a Xerox e para a Lexmark, à medida que as duas grandes empresas se unem para moldar o futuro da indústria da impressão,” referiu Allen Waugerman, que deixa o cargo de Presidente e CEO da Lexmark com o fecho da operação.

A liderança executiva será assegurada por uma equipa conjunta composta por quadros da Xerox e da Lexmark, mantendo-se Steve Bandrowczak como CEO da nova estrutura. A integração visa acelerar a inovação, escalar operações e reforçar a oferta de soluções tecnológicas e de serviços geridos de impressão em todos os segmentos e geografias.