A Canon passará a utilizar aço reciclado em vários produtos de impressão, incluindo equipamentos multifunções (MFDs), impressoras de jato de tinta domésticas, máquinas de impressão de grande formato e comerciais.
A implementação ocorrerá nos modelos lançados em 2025, com previsão de expansão progressiva para outros produtos.
As chapas de aço de forno elétrico são produzidas a partir de sucata de aço recolhida de produtos usados e processadas em fornos elétricos. A utilização desse material contribui para a redução do uso de recursos virgens e para o aumento da taxa de reciclagem.
Além disso, a produção de chapas de aço de forno elétrico emite cerca de um quinto do CO₂ comparativamente às chapas de aço de alto-forno, produzidas a partir de minério de ferro. O aço é o segundo material mais utilizado nos produtos de impressão da Canon, ficando atrás apenas do plástico. Para viabilizar o uso deste material, a Canon otimizou os processos de separação, refinamento e processamento do aço reciclado.
A Canon Ecology Industry Co., Ltd., empresa do grupo Canon, separa e processa sucata de aço proveniente de equipamentos multifunções usados. Esse material refinado é vendido à Tokyo Steel Manufacturing Co., Ltd., fabricante especializada em aço de forno elétrico.
Entre abril de 2020 e março de 2024, a quantidade total de sucata de aço fornecida à Tokyo Steel ultrapassou 5.000 toneladas. O aço reciclado produzido pela Tokyo Steel será utilizado pela Canon na fabricação de novos produtos, promovendo a reciclagem contínua de recursos.
A taxa de reciclagem de recursos da Canon mede a proporção do volume de vendas por peso que utiliza materiais ou componentes reciclados. A empresa estabeleceu as seguintes metas: 20% até 2025 e 50% até 2030.
No ano fiscal de 2022, a taxa foi de 16%, e em 2023, subiu para 17%. Para atingir esses objetivos, a Canon está a aperfeiçoar a triagem de materiais recicláveis, aumentar a reutilização de componentes em MFDs reciclados e expandir a produção de materiais reciclados internos.