O Clube Produtores Florestais Navigator inicia 2025 com o objetivo de atingir 500 membros até ao final do ano.
Criado para fortalecer a economia rural e dinamizar a área florestal, o Clube conseguiu reunir 385 membros, entre produtores, fornecedores e prestadores de serviços florestais, até ao final de 2024. O número continua a aumentar em 2025, representando um volume de negócios de cerca de 600 milhões de euros e assegurando mais de 3.100 postos de trabalho. Os membros beneficiam de soluções financeiras, apoio à modernização de equipamentos e protocolos para redução de custos.
“A união faz a floresta”
Lançado em 2023 sob o lema “A união faz a floresta”, o Clube tem como missão potenciar a gestão sustentável das florestas e capacitar os produtores através da partilha de conhecimento e das melhores práticas ambientais, económicas e sociais.
No primeiro ano de funcionamento, a Navigator firmou parcerias estratégicas com o Crédito Agrícola, a Galp e a Interprev, além de disponibilizar aos membros o acesso à Empremédia, corretora de seguros do grupo Navigator. Os acordos permitem condições de financiamento preferenciais, descontos nos abastecimentos da rede Galp e soluções de saúde e segurança no trabalho, bem como programas de seguros ajustados às necessidades dos produtores.
O Clube também se destaca pela disponibilização de ferramentas técnicas e formativas, como o e-globulus (www.e-globulus.pt), que fornece recomendações sobre boas práticas florestais, e o Programa Premium, que oferece acompanhamento técnico personalizado no terreno. Além disso, foi criada uma equipa interna dedicada à modernização de equipamentos e à capacitação da gestão dos membros.
Nos últimos seis meses, o Clube, em parceria com o Crédito Agrícola, patrocinou a formação académica de membros, apoiou investimentos de 1,2 milhões de euros em equipamentos produtivos, com cinco processos complementados pelo protocolo com o Crédito Agrícola, e contribuiu para poupanças operacionais estimadas em mais de 500 mil euros anuais.
Prioridades para 2025
Para este ano, o Clube quer reforçar a atração e retenção de talento no setor, apostando na formação e capacitação dos recursos humanos para garantir o futuro da floresta. Serão também desenvolvidas iniciativas para melhorar as condições de segurança e reduzir a sinistralidade. Uma das novidades será o lançamento de uma plataforma de recrutamento exclusiva para a fileira florestal, facilitando a ligação entre empresas e profissionais e promovendo um acesso simplificado às oportunidades de emprego no setor.