A EDP anunciou a abertura das candidaturas para a 2ª edição do Hope Fund, um programa de financiamento e incubação destinado a apoiar empreendedores sociais com projetos focados na transição energética justa.

O financiamento poderá atingir 1,5 milhões de euros, e as organizações interessadas podem candidatar-se até ao dia 30 de março.

O Hope Fund pretende apoiar soluções inovadoras que abordem desafios sociais no contexto da transição energética em Portugal, Espanha e países da América Latina. O programa inclui incubação, aceleração e apoio financeiro, além de oferecer mentoria especializada para ajudar os candidatos a consolidar e expandir as suas iniciativas. Os projetos serão avaliados com base na inovação, impacto, escalabilidade e sustentabilidade.

"Na EDP, estamos comprometidos com uma transição energética justa e com o apoio a projetos que gerem um impacto positivo nas comunidades. A 2ª edição do Hope Fund reflete esse compromisso, ao promover soluções inovadoras alinhadas com a nossa missão. O sucesso da primeira edição, onde estamos a apoiar iniciativas como a distribuição de fogões elétricos para reduzir o uso de biomassa e a criação de oportunidades profissionais no setor das energias renováveis para jovens em risco de exclusão social, reforça a importância de programas como este no avanço da transição energética”, afirmou Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.

Nesta edição, os finalistas poderão receber até 500 mil euros em financiamento. As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma Bridge for Billions até ao dia 30 de março. Os projetos devem abordar um ou mais dos seguintes temas:

  • Eficiência energética e acesso a energia limpa, fiável, segura e acessível para comunidades carenciadas;
  • Formação e requalificação profissional para as indústrias da transição energética com modelos de propinas acessíveis;
  • Preservação e restauração de florestas e biodiversidade, gerando um impacto social positivo, especialmente em áreas carenciadas.

A EDP conta novamente com o apoio dos parceiros Ashoka, uma organização global especializada em identificar e apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que fornece ferramentas, recursos e mentoria para startups e projetos em fase inicial.

Para além do impacto social e ambiental, esta iniciativa poderá também destacar o potencial da criatividade, dos suportes e da impressão na comunicação e materialização de ideias transformadoras.