A The Navigator Company está a acelerar a sua transição digital através da Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Robótica e Visão Artificial para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a sustentabilidade.

Nos últimos dois anos, a empresa iniciou mais de 30 projetos digitais que já demonstram um impacto positivo na eficiência operacional e produtividade.

Entre as principais iniciativas destacam-se soluções de Advanced Process Control (APC) no segmento da pasta, que melhoram a estabilidade do processo e reduzem o consumo de químicos. No setor UWF (papel de impressão e escrita), foram desenvolvidos modelos de Analítica Avançada para controlar a gramagem e a variabilidade da brancura, reduzindo desperdícios. Já no segmento Tissue, a empresa está a otimizar a gramagem do papel, minimizando a variabilidade e o consumo de fibra.

Na área industrial, os modelos de Machine Learning estão a apoiar decisões operacionais, especialmente no consumo de madeira e químicos, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis. Além disso, estão em desenvolvimento projetos no setor florestal, visando a melhor gestão da matéria-prima.

A Navigator está também a investir na digitalização dos processos internos, com ferramentas de IA Generativa, incluindo um ChatBot interativo disponível 24/7 para apoio aos colaboradores. Adicionalmente, a empresa está a adotar plataformas centralizadas para otimizar a interação com clientes e fornecedores, promovendo transparência e eficiência.