Alguns fabricantes italianos de coreboard acabam de anunciar subidas de preços, após terem sido divulgados aumentos no mercado de cartão canelado, previstos para fevereiro.

A Paper Board Alliance, que integra os produtores Cartiera dell' Adda e Industria Cartaria Pieretti (IcP), comunicou a intenção de aumentar o preço em cerca de 60 €/tonelada, com efeito a partir de 1 de fevereiro. A aliança justifica a decisão com fortes aumentos de custos, nomeadamente no preço do papel recuperado, energia e produtos químicos.

A Cartiera dell’Adda é um produtor de cartolina para aplicações industriais e a IcP (Industria Cartaria Pieretti) é especializada em cartolina destinada ao setor de tissue. Em conjunto, estas duas unidades contam com uma capacidade de produção anual na ordem das 300.000 toneladas. Entretanto, a Cartiera Merati, outro fabricante de cartão para tubos, com uma capacidade de cerca de 150.000 toneladas/ano, também anunciou um aumento de preços de 16% para os seus produtos de cartolina para tubos e cartão cinzento, com efeitos a partir de 3 de fevereiro, tanto para o mercado europeu como para o mercado externo.