A NOS e o Grupo Claranet anunciaram hoje a celebração de um acordo para a aquisição, por parte da operadora nacional, de 100% do capital social da Claranet Portugal, num negócio avaliado em 152 milhões de euros.
A Claranet, presente no mercado português desde 2005, alcançou em 2024 receitas totais de 205 milhões de euros, alicerçadas no crescimento do seu portefólio de serviços tecnológicos, com um EBITDA de 15,4 milhões de euros. Ao longo de quase duas décadas, a empresa consolidou-se como uma referência no mercado, sobretudo em áreas como Cloud, Workplace, Cibersegurança e Data & AI.
A concretização desta aquisição permitirá à NOS reforçar a sua posição no segmento de tecnologias de informação e comunicações (TIC), ampliando as competências e capacidades para responder às necessidades das empresas e organizações portuguesas, diz Miguel Almeida: “O acordo com a Claranet reforça o nosso objetivo de liderança nos serviços ICT em Portugal e acelera o crescimento nos serviços de TI. Ao agregar as competências, experiência e ativos da Claranet, fortalecemos a nossa ambição de fornecer soluções inovadoras, capazes de impulsionar a transformação tecnológica da economia e da sociedade digital.”
A Claranet Portugal, que conta com mais de 900 colaboradores, irá manter a sua marca, estrutura de gestão e carteira de clientes, tendo garantido que continuará a operar de forma autónoma. A conclusão do negócio está ainda sujeita à avaliação e não oposição por parte da Autoridade da Concorrência.