O RDM Group decidiu encerrar a fábrica em Castellbisbal, Espanha, devido às condições desafiantes do mercado, que incluem mudanças nos padrões de consumo, pressões inflacionárias na Europa e um contexto geopolítico difícil, agravado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Entre 2021 e 2023, verificou-se uma queda significativa na procura de cartão na Europa, resultando em acumulação de stocks na cadeia de valor e taxas muito baixas de utilização da capacidade produtiva das fábricas. Na Península Ibérica, a diminuição da procura foi ainda mais acentuada, afetando particularmente a unidade de Castellbisbal, diz a fabricante.

Apesar do encerramento, o RDM Group continuará a operar na região através da Paprinsa Mill, localizada em Mollerussa, que oferece maior flexibilidade e competitividade, permitindo ao grupo adaptar-se melhor às dinâmicas atuais e futuras do setor. A Paprinsa e outras fábricas do grupo irão assegurar o fornecimento de produtos especiais para responder às necessidades do mercado.

Esta difícil decisão reflete os desafios enfrentados pela indústria e a necessidade de ajustar operações para garantir a sustentabilidade a longo prazo, refere o comunicado.